Brasil

Aneel elege a Copel melhor distribuidora do país na visão do cliente

Companhia ganha o título pelo segundo ano consecutivo nas categorias Nacional e Sul do Brasil acima de 400 mil clientes

Premio é resultado de avaliação que considera a qualidade percebida pelo cliente
CRÉDITO
: AEN

De: Agencia de Noticias


Pelo segundo ano consecutivo, a Copel foi eleita pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) a melhor grande distribuidora de energia de todo o País e da região Sul na percepção do cliente residencial. A premiação é referente ao Índice Aneel de Satisfação do Consumidor (Iasc) 2018, indicador que mostra a aprovação do cliente aos serviços prestados no ano passado. A premiação aconteceu nesta segunda-feira (25), em Brasília.

A Companhia Paranaense de Energia alcançou 74,13 pontos nas categorias Brasil e Sul de Concessionárias Acima de 400 mil Clientes. Na categoria nacional, venceu as finalistas Cosern, do Rio Grande do Norte, e RGE, do Rio Grande do Sul. Já na categoria regional, ficou à frente também da RGE e da RGE Sul, outra gaúcha na disputa. A média nacional nessa categoria de distribuidoras foi de 65,50 pontos, enquanto na região Sul, de 69,90.

Para chegar ao Iasc, a Aneel avalia uma série de critérios, tais como a qualidade percebida pelo cliente, relação custo-benefício dos serviços, satisfação geral e confiança no fornecedor.

O presidente da Copel, Daniel Pimentel Slaviero, afirma que o reconhecimento pela agência reguladora é dos mais importantes dentre os tantos conquistados pela Copel nos últimos anos, como os prêmios Abradee (Associação Brasileira das Distribuidoras de Energia) e Cier (Comissão de Integração Energética Regional). “Demonstra uma sólida posição da Copel junto às distribuidoras que primam pela excelência no atendimento ao cliente. E o reconhecimento que vem da ponta é, sem dúvida, o que mais importa”, destaca.

O setor de distribuição de energia vem sendo importante foco de investimentos da Copel, voltados principalmente à ampliação e modernização da rede elétrica, assim como ações de inovação e excelência no atendimento ao cliente. Em 2018, foram investidos R$ 790 milhões na área. Em 2019, este montante será ainda maior, da ordem de R$ 835 milhões.

RECONHECIMENTO – O prêmio Iasc foi recebido na capital federal pelo diretor da Copel Distribuição, Maximiliano Orfali, e pelo superintendente Comercial, João Acyr Bonat Junior. Ao receber o prêmio, o diretor agradeceu aos funcionários e atribuiu o reconhecimento à busca na excelência pelo atendimento.

“O reconhecimento da Aneel é grandioso, porque não é qualquer agência reguladora, mas um órgão bastante exigente e criterioso, o que engrandece ainda mais esse título”, disse. “Isso é fruto do que fazemos no nosso dia a dia. Colocamos nosso cliente acima de tudo. Somos um time que ama e se orgulha do que faz”, completou.

Em reconhecimento à importância dos colaboradores para esta conquista, três empregados participaram da entrega do prêmio em Brasília. A engenheira Graziella Gonçalves, que atua em projetos de subestações, o operador do Centro de Operações da Distribuições Emerson Padovani e o eletricista Fernando Hammerschmidt.

O IASC – Divulgado anualmente pela Aneeel desde 2000, o Iasc retrata o grau de satisfação do consumidor em relação à qualidade dos serviços prestados pelas distribuidoras de energia elétrica e tem o propósito de estimular a busca pela melhoria contínua. A Aneel premia desde 2002 as distribuidoras mais bem avaliadas, desde que seja atingido um escore mínimo de 60 pontos.

Nesta edição, a pesquisa para apuração do índice foi realizada pela empresa Praxian Business & Marketing Specialists, no período de 17 de setembro a 14 de dezembro de 2018, com a aplicação de 23.446 questionários nos 608 municípios sorteados nas áreas de concessão e permissão das 92 distribuidoras de energia elétrica. No Paraná, foram ouvidos 450 clientes em 18 municípios.

A Copel levou o primeiro lugar nacional entre as grandes concessionárias pela última vez em 2018, referente à pesquisa Aneel realizada em 2017. Antes disso, o título havia sido conquistado em 2014. Já na pesquisa de 2016, a Companhia ficou com o terceiro lugar no ranking brasileiro e o primeiro da região Sul.Saiba mais sobre o trabalho do Governo do Estado em:
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