Economia

Andirá e Joaquim Távora têm melhor desempenho na região em junho

Municípios tiveram maior saldo no mês entre municípios que fazem parte da Amunorpi

Créditos: Divulgação

Da Redação


Andirá e Joaquim Távora apresentam os melhores números do Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) referente ao mês de junho entre os 25 municípios que compõe a Amunorpi (Associação dos Municípios do Norte Pioneiro).

Mesmo não estando entre os três maiores geradores de emprego da região (ranking este ocupado por Jacarezinho, Santo Antônio da Platina e Siqueira Campos), os dois municípios tiveram números expressivos na geração de postos de empregos formais durante junho.

Andirá lidera o quesito entre todos municípios da microrregião, com uma variação positiva de 139 vagas de emprego com carteira assinada no mês. Durante este período foram 173 admissões e 34 desligamentos.

No município o setor com melhor desempenho foi o da agropecuária, responsável pelo saldo de 57 postos formais de trabalho, seguido pela indústria, com 45, serviços, com 35, e construção, com oito. Já o comércio teve variação negativa, com redução de seis empregos formais no mês.

Joaquim Távora, durante junho, registrou 198 admissões contra 133 desligamentos, com saldo positivo de 65 vagas de trabalho. O setor responsável por grande parte deste número é o comércio, com variação positiva de 77, seguida pela construção, com uma vaga positiva. Indústria e serviços tiveram números negativos (10 e três, respectivamente).

Outro município a ter variação positiva apontada pelo Caged foi Ibaiti, onde o balanço favorável contabiliza 50 novas vagas no mês. No período foram registradas 156 admissões e 106 desligamentos. O setor da construção foi o que melhor empregou, com saldo de 25. O comércio foi o único segmento no levantamento com números negativos, com redução de cinco postos de emprego.

Jacarezinho, município com maior número de vagas formais de trabalho da região, teve um mês de crescimento tímido, após números muito expressivos nos meses anteriores. Em junho o saldo foi positivo de 12 postos de emprego, com 188 admissões e 176 desligamentos. O setor de serviços teve o melhor desempenho, enquanto construção e indústria tiveram números negativos.

Deixe um Comentário