Andirá

Andirá é finalista do Prêmio Prefeito Empreendedor 2019

Inciativa do programa “Compra Andirá” projeta o município entre ouros 98 que disputavam o prêmio

Da Redação


O município de Andirá está concorrendo no quesito de compras públicas através do programa “Compra Andirá”. Este programa criado pela administração e mostra a força dos pequenos negócios no desenvolvimento do município. Estavam na disputa 98 municípios do estado do Paraná, com a inscrição de 133 projetos divididos em oito categorias. Agora restam 40 municípios. Na categoria a qual a cidade foi inscrita disputa com cinco concorrentes o primeiro lugar. No mês de abril será divulgado as campeãs de cada quesito.
Na semana passada a equipe responsável do Compra Andirá recebeu a visita da consultora do Sebrae, Juliana Schvenger, oportunidade em que cada setor passou as informações sobre o programa e também esclareceram questionamentos da consultora. Foram mais de 3 horas reunidos na Câmara Municipal de Andirá, em que participaram, também, várias entidades parceiras e ligadas ao programa, Sala do Empreendedor, Samae, Associação Comercial de Andirá, Sindicato Rural, Câmara de Vereadores e alguns empresários do município que possuem contratos vigentes com a Prefeitura formalizados através de licitações.
No final da apresentação a consultora do Sebrae elogiou o programa e assinalando que se surpreendeu, pois em pouco tempo do programa, tantas melhorias e números expressivos alcançados.
O “Compra Andirá” é um programa que capacita os empreendedores locais, fazendo com que eles participem das licitações do município com seus produtos e serviços. Através da Sala do Empreendedor os empresários recebem capacitação pra participar de licitações. No ultimo ano foram realizados 50 atendimentos e deles, 27 empresas conseguiram atender aos quesitos habilitando-os a participar das concorrências públicas.

O interessante é que, além de participar em Andirá, estas empresas estão concorrendo em ouros municípios e contratando serviços e produtos em prefeituras da região como Barra do Jacaré e Cambará.
Para dar chances aos micros em pequenos empreendedores de Andirá a prefeitura criou leis e decretos que garantem preferência de compras e vantagens para pequenos e médios empreendedores, uma delas é quando o item licitado ultrapassa 80 mil reais. Todo micro e médio empreendedor local pode fechar o item com um valor 10% maior do que o concorrente de fora.  
Além da agilidade na retirada e entrega das mercadorias, existe um comprometimento maior dos fornecedores locais que sempre entregam produtos de qualidade e fazem um bom atendimento, particularidade destacada pelo secretário de administração Marcos Pimenta.
A prefeita Ione Abib (MDB) está feliz com o resultado do programa. Durante a reunião com o Sebrae ela se lembrou da época em que Andirá era destaque como um dos melhores PIB do país, pois possuía empresas de importação/exportação de grãos, indústria de óleo e algodão. Infelizmente algumas destas empresas já não estão mais instaladas no município. “A busca por novas empresas esta sendo realizada, com forte atuação da secretária de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Suely Nardoni. Desde o começo da gestão é um trabalho o que demanda tempo”, assinala Ione. Para ela, valorizar e incentivar o micro e médio empreendedor está sendo uma alternativa fundamental para movimentar a economia do município.


Deixe um Comentário

%d blogueiros gostam disto: