Andirá

Andirá dá início à 2ª turma do Kaizen 5S

Prefeitura, Senar e Sindicato Rural oferecem oportunidade para que produtores rurais diversifiquem atividade

O encontro aconteceu no auditório da Secretaria Municipal de Educação
CRÉDITO: Divulgação

Começou nesta segunda-feira, dia 4, a segunda turma do curso Kaizen – 5S –, envolvendo proprietários rurais que queiram encontrar caminhos para dinamização da economia criativa em suas comunidades. O encontro aconteceu no auditório da Secretaria Municipal de Educação, primeiro com a apresentação do curso, coordenado pelo instrutor Guilherme Tavares.  

A proposta, mobilizada pela Prefeitura de Andirá, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) e o Sindicato Rural de Andirá, está inovando na formulação de estratégias de incentivo à economia rural.

O trabalho consiste em identificar proprietários rurais que desejam desenvolver atividades comerciais com foco na gastronomia, turismo de passeio, artesanato e diversas outras áreas.

O diagnóstico destas possibilidades foi apresentado a um grupo de 14 proprietários rurais, através de um curso de capacitação de gestão organizacional chamado Kaizen – 5S –, em 2018. Os resultados foram satisfatórios e instigaram os proprietários rurais no desenvolvimento de estratégias para mobilizar a economia de suas propriedades.

A ideia fundamenta-se numa metodologia moderna de administração baseada na experiência japonesa, que consiste na melhoria contínua dos processos, seja ele pessoal, familiar, social ou profissional.  No conteúdo programático, justificando os 5S, constam os seguintes pilares: Senso de Utilização, Senso de Ordenação, Senso de Limpeza, Senso de Padronização e Senso de Disciplina.

O curso, com duração de dois meses, reúne os participantes em encontros semanais. Há, também, visitas do consultor nas propriedades, onde realizam orientações. Vários eventos demonstrando os resultados foram mobilizados com apoio da prefeitura no ano passado. Este ano, 18 vagas foram abertas e rapidamente preenchidas.

De acordo com a Secretária de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Sueli Nardone, o curso é uma grande oportunidade para o desenvolvimento de alternativas de empreendedorismo rural.

A Secretária destacou, ainda, que o curso também tem como meta ampliar a presença de Andirá na rota do turismo regional. Com esta ação, potencializam-se os caminhos para dinamização econômica das propriedades rurais. O curso proporcionará uma certificação de reconhecimento internacional às propriedades. “A prefeita Ione Abib desde o início da gestão tem nos instigado a buscar políticas públicas de incentivo ao turismo, como meio de geração de emprego e renda. Criamos leis, mecanismos de desenvolvimento de projetos e, este curso, do Kaizen, está nos possibilitando promover estas ações com resultados efetivos nas comunidades rurais”, disse a Secretária. A Prefeita também participou do encontro desta segunda-feira e destacou a importância do Kaizen 5s para ajudar a ampliar a modernização e a dinamização de gestão.

Deixe um Comentário