Agronegócios Paraná

Agricultura vai fortalecer relação entre governo e o campo

Da: Agencia de Noticias


O secretário estadual da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara, afirmou na quinta-feira (21), em Pato Branco, que o governo do Paraná vai fortalecer o agronegócio com mais pesquisa, assistência técnica e diálogo com o governo federal.

Para o secretário, que participou do Dia de Campo da Coopertradição, o bom desenvolvimento da agricultura também depende da relação com outros fatores, como infraestrutura. “Queremos ajudar os municípios a terem estradas melhores, em trechos prioritários, para facilitar o escoamento, colaborando para investimentos das cooperativas, ser duros na questão sanitária, criando um movimento importante para a economia paranaense”, disse. Ele afirmou que está negociando com a Embrapa e o Ministério da Agricultura para que se repense o zoneamento de risco climático de soja no sudoeste e sul do Paraná, uma demanda dos produtores da região. Ortigara também descatou a abertura de mercados que deve ocorrer com a suspensão da vacinação contra febre aftosa no Paraná, autorizada pelo Ministério da Agricultura e prevista para depois da campanha de maio de 2019.

O chefe do Núcleo Regional da Secretaria em Pato Branco, Ivano Carniel, disse que há um trabalho de colaboração e uma parceria muito grande com as cooperativas e, por extensão, com os produtores. “Sempre tenho dito que o insumo mais barato para o produtor é o conhecimento. Essa divulgação de novas técnicas, novas tecnologias, é que dá a condição de sustentação para o crescimento da agricultura no estado do Paraná”, diz.

COOPERATIVA – A Coopertradição, organizadora do evento, tem 1.812 cooperados em 12 entrepostos e está desenvolvendo um centro de pesquisa experimental. Cerca de 74% são pequenos produtores. “O intuito é cada dia proporcionar aos nossos cooperados maior tecnologia e maior produtividade”, afirmou o diretor-presidente Julinho Tonus.

Saiba mais sobre o trabalho do Governo do Estado em:
http:///www.facebook.com/governopr e www.pr.gov.br

Deixe um Comentário

%d blogueiros gostam disto: