Geral

Agenda de eventos técnicos da Efapi termina nesta sexta-feira

Programação inclui Seminário Regional de Bovinocultura de Corte, Seminário Regional de Soja e Seminário de Desenvolvimento da Agricultura Familiar

Seminário de Desenvolvimento da Agricultura Familiar debate sobre valor agregado do produto no mercado – Foto: Agronegócio Interior

Dayse Miranda, especial para Tribuna do Vale

Termina nesta sexta-feira, 26, os eventos técnicos da 47ª Exposição Feira-Agropecuária e Industrial do Norte Pioneiro (Efapi), em Santo Antônio da Platina. A programação inclui Seminário Regional de Bovinocultura de Corte, Seminário Regional de Soja e Seminário de Desenvolvimento da Agricultura Familiar. Os eventos são realizados pelo Instituto Emater, em parceria com a Prefeitura de Santo Antônio da Platina, Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Governo do Estado e Sociedade Rural do Norte Pioneiro.

BOVINOCULTURA – O Seminário Regional de Bovinocultura de Corte é destinado para pequenos, médios e grandes produtores de Santo Antônio da Platina, e região. O evento tem por finalidade intensificar a questão tecnológica, ou seja, o aprimoramento da atividade, aplicação de tecnologias modernas visando maior produção e rentabilidade. O evento acontece no Centro de Eventos da Prefeitura a partir das 8h30.

AGRICULTURA FAMILIAR – Já o Seminário de Desenvolvimento da Agricultura Familiar, visa agroindustrializar o produto da agricultura familiar para dar condições de agregar mais valor no mercado. O evento é específico para alguns setores, tais como: secretários municipais de agricultura do Norte Pioneiro, Sistema Agroindustrial Municipal e todos os responsáveis pela área de vigilâncias sanitárias da região. Segundo o técnico em agropecuária do Instituto Emater, Osvaldo Martins Rodrigues, o objetivo do evento é unir as lideranças para discutir estratégias de como viabilizar a agroindustrialização na região. O seminário acontece no Recinto de Leilões a partir das 8h30.

SOJA – O Seminário Regional de Soja busca mostrar que o mercado vem avançando neste setor no Norte Pioneiro. Há alguns anos a produção era focada apenas em terra roxa, como Santo Antônio da Platina, Cambará, Jacarezinho e Barra do Jacaré. Mas foi através de novas pesquisas que hoje a soja vem se espalhando por todo Norte Pioneiro. Além disso, a atividade que era específica somente em grandes e médias propriedades hoje vem abrindo portas também para os pequenos produtores. O seminário busca mostrar que as tecnologias modernas podem ser acessíveis tanto para os grandes produtores como para os pequenos. “A intenção é intensificar o manejo integrado de pragas e doenças para reduzir a quantidade de agrotóxicos nas lavouras. Diminuir o custo da produção, contribuindo para preservação do meio ambiente”, detalhou Rodrigues. O evento terá início às 13 horas no Recinto de leilões.

Deixe um Comentário