Brasil Cornélio Procópio

Agências bancárias devem respeitar tempo de espera por atendimento, recomenda MP

Lei municipal estabelece tempo de espera entre 15 e 30 minutos

Bancos devem colocar cartazes informativos, visíveis ao público, indicando o tempo máximo de espera. CRÉDITO: Arquivo / Agência Brasil

Da Redação com Assessoria


A 3ª Promotoria de Justiça de Cornélio Procópio emitiu uma recomendação administrativa a todas as agências bancárias do município. A orientação é para que as agências respeitem o tempo de espera para atendimento aos clientes.

A legislação estadual determina o tempo máximo de 20 minutos em dias normais e 30 minutos em véspera de feriados ou dia imediatamente após o feriado prolongado. Já uma lei do município de Cornélio Procópio estabelece o tempo de espera ainda menor: 15 e 30 minutos, respectivamente, que não está sendo respeitado.

O documento da Promotoria recomenda ainda que as agências forneçam aos clientes, quando solicitado, registro do tempo de espera, com data e horário do atendimento. Além disso, os bancos devem colocar cartazes informativos, visíveis ao público, indicando o tempo máximo de espera previsto na legislação e o direito do cliente de solicitar registro que comprove o tempo efetivamente aguardado.

Denúncia

Consumidores que se sentirem lesados por espera longa demais na fila bancária devem registrar uma reclamação no Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC), no Procon municipal e, em última instância, na Justiça. É comum que bancos sejam condenados na Justiça a arcar com danos morais por desrespeitar o tempo máximo de espera nas agências.

Deixe um Comentário