Cambará Saúde

Ações preventivas contra a dengue em Cambará

Ações preventivas contra a dengue em Cambará

Por Graça Maria


Cambará é um dos municípios paranaenses que aderiu as ações de prevenção e combate à dengue, na mobilização iniciada na semana passada, e que teve o dia 7 de dezembro, como o Dia D da Campanha. Nesta semana o trabalho continua.

Segundo a Secretaria de Estado da Saúde (SESA), as 22 Regionais de Saúde do Estado, apoiaram na semana passada a intensificação das ações de prevenção e combate à dengue. As atividades antecedem o período de maior ocorrência da doença, que é o verão, e são focadas na eliminação dos criadouros do mosquito transmissor da Dengue. Na última semana, 12 municípios do Estado estavam em situação de alerta, e 08 já vivem Epidemia da doença, com uma morte confirmada, no final do mês passado, e outra em investigação no município de Nova Cantu, região Centro-Oeste do Estado. O Paraná registrou na última semana, 1.869 casos confirmados de Dengue e mais de 12 mil notificações para a doença. Este monitoramento começou em 28 de julho deste ano.

O verão, caracterizado por altas temperaturas e possibilidades de pancadas de chuvas, forma o clima ideal para a proliferação do mosquito Aedes aegypti, e também de escorpiões, que aumentou muito desde o ano passado em alguns Estados brasileiros, incluindo o Paraná.

Os Agentes de Endemias de Cambará, estiveram em Escolas, no comércio, e nas ruas da cidade, proferindo palestras, levando exemplares de mosquitos e escorpiões para que a população saiba identificá-los, e ainda distribuindo panfletos, com a transcrição dos possíveis cuidados preventivos. Falaram ainda, sobre a Febre Amarela.

Entre 2017 e 2019, Cambará não registrou nenhum caso de dengue.
Em 2016, o município registrou um surto da doença, e entrou para as estatísticas do Estado do Paraná, como um dos que necessitariam vacinar a população de 15 à 29 anos contra a doença, trabalho iniciado no mesmo ano, e que teve continuidade até o ano passado.

Deixe um Comentário