Ribeirão do Pinhal

Ações do Maio Amarelo para conscientização no trânsito

Palestras e distribuição de material educativo marcam ações de conscientização no trânsito

Priscila Dutra – Assessoria de Comunicação

A Prefeitura de Ribeirão do Pinhal, em parceria com o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PR), representado pela equipe da Ciretran de Santo Antônio da Platina, promoveu na cidade ações de conscientização do trânsito, que que fazem parte das atividades do Movimento Maio Amarelo.
Entre as atividades foi realizada uma palestra no Centro Cultural, na quinta-feira (23), com o tema “No Trânsito, o Sentido é a Vida”, ministrada pelo instrutor Marcos Roberto Modos, que contou com a participação dos alunos e professores do Colégio Estadual Hermínia Lupion, servidores municipais da secretaria de obras e comunidade em geral.

O evento contou ainda com o apoio do Centro de Formação de Condutores Ariane. Também estiveram presentes o prefeito Wagner Martins (PSD), o chefe de gabinete Eneucino Iel e os representantes do Detran de Santo Antonio da Platina, Edson Alves e Antonio Augusto Ribeiro de Araújo.
Depois da palestra houve também a distribuição de materiais educativos com orientações sobre a importância de usar os equipamentos de segurança e respeitar a sinalização. “A gente sempre ouve dizer que o trânsito é violento, que o trânsito mata milhões de pessoas, mas é importante perceber que o trânsito não é algo autônomo, o trânsito é composto por motoristas, pedestres e veículos e a responsabilidade pelo que acontece é de todos”, ressaltou o palestrante.
Outra ação desenvolvida pelo movimento Maio Amarelo foi a orientação e distribuição de materiais educativos, nesta quarta-feira (29), para os participantes do grupo da Melhor Idade, que frequentam os exercícios de alongamento. A atividade contou com o apoio do vereador Willian Antonio de Paiva, que é voluntário no grupo e falou sobre a importância dos cuidados no trânsito.

MAIO AMARELO
O Maio Amarelo é um movimento internacional de conscientização que tem por objetivo chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortos e feridos no trânsito em todo o mundo.
Em 11 de maio de 2011, a ONU decretou a Década de Ação para Segurança no Trânsito. Com isso, o mês de maio se tornou referência mundial para balanço das ações que o mundo inteiro realiza, a cor amarela foi escolhida para representar a campanha por simbolizar no semáforo a atenção, sinalização e advertência no trânsito.
Uma iniciativa do Observatório Nacional de Segurança Viária, com o mote de 2019: “No Trânsito, o Sentido é a Vida”, e a campanha “#ME OUÇA”, alerta para a necessidade de conscientização e discussão para a manutenção do trânsito.

Deixe um Comentário