Abatiá

Abatiá inicia processo para criação de Conseg

Entidade tem por finalidade apoiar os organismos de segurança no combate à criminalidade

Da Redação

Reunião que definiu criação do Conseg de Abatiá aconteceu na noite quarta-feira (19), na Câmara de Vereadores
CRÉDITO: Divulgação

Uma reunião na noite de quarta-feira (19), na Câmara de Vereadores de Abátia, debateu sobre segurança pública e estabeleceu a criação do Conselho Comunitário de Segurança (Conseg) no município.

O Conseg é uma entidade de apoio às polícias estadual. Em outras palavras, são grupos de pessoas de uma mesma comunidade que se reúnem para discutir, planejar, analisar, e acompanhar as soluções de seus problemas, o qual se reflete na segurança pública. São meios de estreitar a relação entre comunidade e polícia, e fazer com que estas cooperem entre si.

Cada Conseg realiza reuniões ordinárias mensais, normalmente no período noturno, em imóveis de uso comunitário, segundo uma agenda definida por período anual. A Secretaria da Segurança Pública tem como representantes, em cada entidade, o Comandante da Polícia Militar da área e o Delegado de Polícia Titular do Distrito Policial.

Sua legitimidade tem sido reconhecida pelas várias esferas de Governo e por institutos independentes, o que permite afirmar que os Consegs representam hoje, a mais ampla, sólida, duradoura e bem sucedida iniciativa de Polícia orientada para a comunidade em curso no Brasil.

O encontro reuniu representantes da comunidade, Prefeitura, Câmara de Vereadores e das polícias Civil e Militar. A reunião contou com a presença do presidente do Conseg de Ribeirão do Pinhal, Diogo Marcelo de Souza, que se comprometeu de forma voluntaria em ajudar na criação e credenciamento da entidade em Abatiá.

Deixe um Comentário

%d blogueiros gostam disto: