Energia Informação

A partir de domingo (16), Copel retoma cortes de energia elétrica por falta de pagamento

Corte continua suspenso para famílias de baixa renda, idosos, pessoas diagnosticadas com Covid-19, MEIs, pessoas com deficiência e trabalhadores informais.

Da Redação G1


A partir de domingo (16), a Companhia Paranaense de Energia Elétrica (Copel) vai retomar o corte no fornecimento de energia por falta de pagamento da conta.

Segundo a companhia, os cortes voltaram a ser permitidos após o fim do prazo da resolução da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), que havia determinado a proibição.

A resolução da Aneel começou a valer em março, por causa da pandemia de coronavírus, chegou a ser prorrogada pelo governo, e terminou em 31 de julho.

Exceção

De acordo com a Copel, permanece suspenso o corte para famílias de baixa renda, idosos, pessoas diagnosticadas com Covid-19, Micro Empreendedores Individuais (MEIs), pessoas com deficiência e trabalhadores informais.

Mesmo estando protegidos pela legislação, a Copel orienta que as famílias que se enquadram na medida de isenção do corte, precisam fazer um cadastro no site da companhia.

A proibição do corte por contas em atraso, para o grupo isento, está prevista na lei estadual número 20.187/2020, aprovada pela Assembleia Legislativa (Alep) e sancionada pelo Governo do Paraná, em abril.

Deixe um Comentário