CapaSanto Antonio da Platina

Inaugurado há 40 dias, tomógrafo do
Hospital Regional ainda não funciona

Funcionamento de equipamento depende de transformador compatível; pacientes são levados para Jacarezinho

Da Redação
O tomógrafo do Hospital Regional do Norte Pioneiro (HRNP), inaugurado pela FUNEAS – Fundação Estatal de Atenção em Saúde do Estado do Paraná, entidade ligada à Secretaria Estadual de Saúde (SESA), no dia 26 de março deste ano, continua sem atender aos pacientes dos 22 municípios que recorrem à unidade.

Apesar de toda pompa e divulgação, “esqueceram” de informar que, para funcionar, o tomógrafo precisa de um transformador de 300 amperes, segundo uma fonte, mas o que existia no hospital tinha capacidade de apenas 100 amperes.

Trata-se de um tomógrafo de última geração, que foi recebido através de uma Cooperação Humanitária, do governo do Japão. Outro transformador já foi instalado, mas segundo a própria FUNEAS, sua utilização depende de testes com o fabricante (Siemens), pois para o uso é obrigatório estes testes pelo fabricante.

A inauguração se deu com toda a pompa, numa tarde de sábado (26/06), com a presença de autoridades locais, do ex-secretário de Saúde do Paraná, Beto Preto, que se desincompatibilizou para concorrer nas eleições deste ano, e o diretor presidente da FUNEAS, Marcello Machado.

Porém, o efetivo funcionamento do equipamento dependia do transformador, que agora foi instalado. Pelo menos até esta sexta-feira (06), o tomógrafo ainda não cumpre suas funções de diagnosticar os problemas de saúde de pacientes internados na UTI, que são levados à Jacarezinho, a pouco mais de 20 quilômetros de Santo Antônio da Platina.

Segundo uma fonte do Hospital Regional, os pacientes da UTI com necessidade de exames especializados, são transportados para Jacarezinho, onde realizam tomografia na unidade da Megatronic, uma clínica particular. Ele são transportados em ambulâncias UTI provenientes de Ourinhos (SP), cujo médico intensivista acompanhante recebe da FUNEAS R$150 por hora, além de outras despesas incluídas.

Inauguração
Na inauguração Marcello Machado explicou que a diretoria técnica da FUNEAS e o Hospital Regional do Norte Pioneiro realizaram a inscrição para a participação no projeto pactuado entre o governo brasileiro e japonês, através do programa “Japão Aid Grant”, que conta, ainda, com o apoio do Escritório das Nações Unidas para esta execução.

“Com este equipamento, vamos ofertar um serviço mais preciso. A população realmente será a grande beneficiada. É um momento importante para esta gestão do Secretário Beto Preto e do Governador Carlos Massa Ratinho Junior, que nos apoiaram neste projeto desde o início”, afirmou.

O objetivo principal desta cooperação, por parte do Japão, é o fortalecimento da rede de saúde pública por meio de doação de equipamentos de tomografia computadorizada, frente à emergência de saúde pública decorrente do coronavírus (SARS-CoV-2).

O equipamento, da marca SIEMENS (SOMATOM go.Up), no valor total de R$ 1.488.874,03, será o único na rede pública do estado com esta configuração, que permite total integração entre hardware e software, com interface intuitiva, facilitando o manuseio aos colaboradores da unidade.

Além de coordenar todo o processo de inscrição neste programa, a FUNEAS foi encarregada de realizar as adequações físicas necessárias na unidade anexa ao HRNP, que foi cedida pelo município de Santo Antônio da Platina para esta finalidade.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Uia!!!