Geral

PRF retoma serviço aereomédico no Paraná, aponta Zeca Dirceu

Assessoria

O deputado federal Zeca Dirceu (PT) acompanhou nesta terça-feira, 25, em Curitiba, a assinatura do convênio entre a PRF, Ministério da Saúde e Estado para a retomada do serviço aeromédico no Paraná pela Polícia Rodoviária Federal. A reunião foi articulada pelo deputado, líder do PT na Câmara. “Este serviço muito importante, que salva vidas, estava paralisado desde 2016, de forma inexplicável, mas antes as aeronaves da PRF já tinham registrado mais de três mil acionamentos”, disse.

O convênio foi assinado pela ministra Nísia Trindade (Saúde) e pelo superintendente da PRF no Paraná, Fernando Cesar Oliveira, e contou com a presença do governador em exercício Darci Piana (PSD) e do prefeito de Curitiba, Rafael Greca (PSD). “Este serviço começa pelas cidades da região metropolitana de Curitiba e se estenderá por todo o Paraná”, adianta o deputado.

O convênio prevê os locais de instalações, parcerias e a solicitação da aeronave, parte essencial do serviço. “A retomada do serviço aeromédico pela PRF no Paraná é de extrema importância para garantir um atendimento mais rápido e eficiente em casos de emergência, principalmente em regiões de difícil acesso por vias terrestres”, disse Zeca Dirceu.

RMC
A expectativa é atender primeiro a região metropolitana de Curitiba e, posteriormente, outras áreas do estado. “A medida pode fazer a diferença na vida de muitas pessoas que necessitam de atendimento médico rápido e eficiente, principalmente nas rodovias federais paranaenses”.

Nos mais de três mil atendimentos já , destacam-se o resgate de cinco jovens que estavam perdidos na serra do mar e o atendimento a um grave acidente entre dois caminhões e dois carros na BR-277. “Vidas voltarão a ser salvas a partir dessa decisão política, de governo, tão relevante e que traz o lema estabelecido pelo presidente Lula, a de união e reconstrução nacional em sua plenitude”, destaca Zeca Dirceu.

A PRF já disponibilizou um de seus 14 helicópteros para o serviço de resgate aeromédico na região metropolitana de Curitiba, em apoio ao SUS. O hangar e heliponto, essencial para o abrigo e manutenção das aeronaves, ficarão na Delegacia da PRF em Colombo.

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Uia!!!