Cidades

Fisioterapia realiza atendimento a participantes do evento Pedal Solidário

Assessoria Uenp

Os acadêmicos do curso de Fisioterapia da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), Campus de Jacarezinho, realizaram atendimento a participantes do evento Pedal Solidário, realizado em prol da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Cambará. A ação aconteceu no domingo, 10 de abril.

O apoio a eventos esportivos, como o Pedal Solidário, é uma atividade realizada pelo curso de Fisioterapia na área de ortopedia, traumatologia e desportiva, sendo parte das ações do projeto de extensão de Atividade Física e Saúde na Fisioterapia, coordenado pela professora-doutora Berlis Ribeiro dos Santos Menossi.

Segundo Berlis, as ações extensionistas são realizadas como apoio à comunidade regional, atuando na prevenção e tratamento nas lesões de atletas amadores e profissionais. “O objetivo desse projeto é atender os praticantes de atividade física, a fim de prevenir e tratar as lesões, dando melhor qualidade de vida aos atletas”, pontua a professora.

Para a estudante do 4º ano de Fisioterapia, Maria Eduarda Cuenca, a participação em eventos esportivos é uma grande oportunidade para obter experiência. “Em eventos como o Pedal Solidário, nós, acadêmicos, usamos nossos conhecimentos em ambientes com os quais não estamos acostumados. Fico muito contente em ter conseguido experiências através disso”, comenta.

Além da obtenção de experiência, Matheus Ribeiro Quaglio, monitor de Prática Especializada em Fisioterapia Ortotraumato Esportiva, destaca a possibilidade de os alunos adquirirem segurança nos atendimentos. “É de suma importância para a formação do acadêmico ter essas oportunidades de campo e de trabalho no decorrer da graduação. Com a segurança adquirida nos atendimentos, os alunos, quando chegarem ao estágio obrigatório para atender os pacientes em clínica, não terão aquele ‘frio na barriga’, além de ter o psicológico mais bem preparado, se sentindo muito mais seguros”, conclui.

Os mais de 500 ciclistas que participaram do Pedal Solidário foram atendidos por 14 acadêmicos de todas as séries do curso de Fisioterapia da UENP.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Uia!!!