Geral

FGTS Digital é criado pelo governo e terá novos benefícios; veja mudanças

FGTS Digital vai garantir maior celeridade aos processos dos empregadores. Plataforma já está no ar e serviços devem estar disponíveis em breve.

Por Márcia Andréia

O Governo Federal disponibilizou nesta quarta-feira, 4 de maio de 2022, uma nova plataforma que vai reduzir o tempo gasto pelas empresas no comprimento de obrigações, pois utilizará a base de dados do e-Social. Essa plataforma é o FGTS Digital.

Por meio dela, os empregadores terão mais facilidade em gerar guias e transparência, além de reduzir o “custo Brasil”. A nova forma de recolhimento do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) vai reduzir burocracias e o tempo gasto pelas empresas no cumprimento de obrigações trabalhistas.

O portal traz notícias e informações para os usuários que utilizarão o serviço se familiarizem mais facilmente com o novo ambiente digital. Além de informações sobre o serviço do FGTS Digital, a página apresentará legislações pertinentes, perguntas e respostas frequentes e canais de contato.

FGTS Digital: veja como será o acesso
Para acesso à plataforma do FGTS Digital, é preciso que o empregador tenha cadastro no portal gov.br. A conta é gratuita e está disponível para todos os cidadãos brasileiros.

O FGTS Digital trará um conjunto de sistemas integrados com objetivo de gerenciar diversos processos relacionados ao cumprimento da obrigação de recolhimento do FGTS.

A expectativa é promover soluções processuais e tecnológicas que facilitem o cumprimento dessa obrigação e assegurem que os valores devidos aos trabalhadores sejam efetivamente individualizados em suas contas vinculadas.

Benefícios do FGTS Digital
Conheça alguns dos benefícios a serem alcançados com o FGTS Digital:

Garantir pagamento da multa indenizatória, considerando as remunerações devidas em relação a todo o tempo de trabalho;
Eliminar burocracias e demais custos;
Reduzir custos operacionais incorridos do FGTS;
Reduzir as despesas com tarifas;
Digitalizar serviços;
Melhorar serviços desenvolvidos para trabalhador e empregador;
Promover a integração de ambientes;
Facilitar o acesso e gerenciamento de informações;
Promover segurança, integridade e confiabilidade aos dados;
Diminuir a postergação da arrecadação anual do FGTS;
Melhorar gestão, controle e transparência dos processos;
Facilitar a comunicação entre Administrados e Administração;
Permitir que os envolvidos relacionados no recolhimento do FGTS possam ter acesso aos dados e informações necessários para executarem suas atividades de maneira plena.
Assim, por conseguinte, os empregadores terão acesso à emissão de guias rápidas e/ou personalizadas, consulta de extratos de pagamentos realizados, verificação de débitos em aberto e individualização dos extratos de pagamento. Tudo isso de forma digital.

A meta é que todas as funcionalidades do FGTS Digital fiquem disponíveis até o final deste ano de 2022.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Uia!!!