Destaques

Equipes da Saúde trabalham com a Campanha “Julho Amarelo”

o Ações estão sendo desenvolvidas em várias localidades

Assessoria

Ao longo destes sete meses as Secretarias da gestão 2025/2028 estão num ritmo bastante intenso de trabalho, abraçando as iniciativas de realização e conscientização e levando a informação ao maior número de pessoas possível.

Um exemplo disso é a Secretaria Municipal de Saúde que agora está com a Campanha “Julho Amarelo” que começou no dia 3 em ações no Calçadão Manoel Arrabaça Ribeirete, empresa JK e academia Arnold, prosseguindo em outros dias em mais academias, empresas e na Praça Frei Cristóvão do Capinzal, a central da Cidade.

No dia 10 a ação aconteceu na Praça da Vila Ribeiro. Nestas visitas a população platinense recebeu folders com orientação sobre as Hepatites Virais, entrega de preservativos e realização de exames Teste Rápido de Hepatite B e C/ Sífilis; além de verificação de pressão arterial e de glicemia com ótima aceitação dos participantes.

A Diretora do Departamento Municipal de Saúde, Camila Scatena informou que até a data de 14 de julho, às Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e a Unidade de Atenção Primária Saúde da Família (UAPSF), já atenderam 278 pacientes e foram realizados 699 exames.

Trabalhando com o slogan: “Previna-se contra a Hepatite. Saúde em Primeiro Lugar. Informação e Atitude Salvam Vidas”, a iniciativa deste Julho Amarelo envolve a Secretaria Municipal de Saúde do Município em parceria com alunas de Enfermagem da Faculdade Fanorpi.

As ações nas academias tiveram o envolvido da enfermeira Lariane, estagiária de enfermagem Neucimara (Mara), a enfermeira chefe Aline Domingues, técnica de enfermagem Cibele e a Agente comunitária de Saúde, Karla Ribeiro que destacou: “o teste rápido visa atingir principalmente o público jovem, por isso é o nosso motivo de estar em algumas empresas e academias, porque nesses locais se concentra o maior público nesta faixa etária”.

O Ministério da Saúde lembra que “as hepatites virais são infecções que atingem o fígado, causando alterações leves, moderadas ou graves. Na maioria das vezes, são infecções silenciosas, ou seja, não apresentam sintomas. Elas são causadas por vírus e algumas hepatites se dão pelo uso de medicamentos, álcool e outras drogas, assim como por doenças autoimunes, metabólicas ou genéticas”.

Botão Voltar ao topo