Geral

Encceja 2022 tem inscrições abertas em todo o país; saiba fazer o seu cadastro

O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) já tem inscrições abertas em todo o país.

Por Márcia Andréia
O período de inscrições para o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) começa nesta terça-feira, 24 de maio de 2022. Por meio dessa avaliação, adultos e jovens que não puderam terminar o ensino médio ou fundamental podem obter os diplomas.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas (Inep) divulgou o edital de abertura no dia 16 de maio deste ano. As provas da nova edição do Encceja estão previstas para serem aplicadas no dia 28 de agosto em todos os estados brasileiros, além do Distrito Federal.

Veja como fazer sua inscrição no Encceja
A participação no exame é voluntária e gratuita. A inscrição pode ser feita na página oficial do Encceja, na plataforma do Inep, até a data prevista de 4 de junho de 2022.

Para garantir participação na prova, é preciso informar o CPF e documento de identidade, além de informar telefone e e-mail. O calendário completo do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos 2022 já está disponível, sendo liberado oficialmente pelo Ministério da Educação.

Confira as principais datas do exame:

Inscrições no Encceja: entre 24 de maio e 4 de junho de 2022;
Pedido de atendimento especializado, bem como tratamento por meio do nome social: mesmo prazo de inscrição;
Resultado do pedido: 8 de junho de 2022;
Entrada de recurso: entre 8 e 14 de junho de 2022;
Resultado do recurso solicitado: dia 17 de junho de 2022;
Encceja regular será aplicado na data provável de 28 de agosto de 2022;
Encceja Exterior será aplicado na data provável de 18 de setembro de 2022;
Encceja Exterior PPL, para pessoas que são privadas de liberdade, será aplicado nas datas prováveis de 19 e 30 de setembro de 2022;
Encceja PPL, para pessoas que são privadas de liberdade, será aplicado nas datas previstas de 11 e 12 de outubro de 2022.
Encceja 2022: quem pode participar?
Segundo regras atuais para o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos 2022, os interessados devem seguir as seguintes exigências:

Para conseguir o diploma de nível fundamental, o candidato precisa ter, ao menos, 15 anos e não ter concluído o nível fundamental;
Para acessar o diploma de nível médio, o candidato precisa ter, ao menos, 18 anos e não ter o diploma de nível médio.
Caso se inscreva e vá fazer a prova, confira junto ao site do Inep os conteúdos completos cobrados no exame.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Uia!!!