CidadesDestaques

EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA – Projeto do IFPR Jacarezinho é vencedor em premiação do Sebrae

“Antropoentomofagia como alternativa proteica na alimentação humana” ficou em primeiro lugar na categoria de ensino técnico e representará o Paraná em premiação nacional

Da Redação / Assessoria

Um projeto do IFPR (Instituto Federal do Paraná) de Jacarezinho foi o vencedor da etapa estadual do Prêmio Sebrae de Educação Empreendedora na categoria ensino técnico. A premiação acontece em cerimônia na sexta-feira (06), junto com participantes de todo Paraná.
O projeto “Antropoentomofagia como alternativa proteica na alimentação humana”, desenvolvido pela professora Fabíola Dorneles junto a alunos do IFPR Jacarezinho surgiu pela busca por uma alimentação saudável alternativa – Antropoentomofagia é o consumo de insetos ou de seus produtos.
Realizado entre 2018 e 2019, o projeto contou com 20 alunos que produziram receitas como hambúrguer, brownies, barra de cereal, sorvete e cerveja artesanal. Todos os produtos passaram por uma análise microbiológica para verificar sua segurança.
“Fiquei bastante emocionada com essa oportunidade de relatar todo o nosso projeto, principalmente por ser algo ousado, sair da zona de conforto das pessoas e não fazer parte da cultura. Os alunos participaram de todo o processo, desde o início até os resultados e foram incentivadores para a realização. Ser coroada com esse prêmio veio para confirmar a utilidade e relevância pública e com grande potencial para empreender”, diz Fabíola.
O projeto, além de vencedor de sua categoria na etapa estadual, também foi selecionado como um dos três representantes do Paraná na etapa nacional, ao lado do projeto “Feira do Empreendedor”, de Campo largo, e “Lixo é Responsabilidade, Sustentabilidade e Renda”, de Paranaguá.

INICIATIVA
O reconhecimento é voltado para os projetos de instituições de ensino paranaenses que promovem a educação empreendedora e serão entregues as premiações aos vencedores da etapa e os classificados para a etapa nacional, realizada em 12 de maio.
Ao todo, foram inscritos 76 projetos no Paraná e 1.254 no Brasil. No Paraná, em 2021, a linha de Educação Empreendedora atendeu 214.220 alunos, 7.236 professores, em 1.159 escolas, de 155 municípios. A cerimônia de premiação estadual será realizada na Regional Curitiba do Sebrae, localizada na Rua Caeté, 150 – Prado Velho.
Ao todo, serão premiados três projetos (bronze, prata e ouro) em cada uma das quatro categorias: ensino fundamental I, ensino fundamental II, médio, técnico e superior. Os vencedores da etapa estadual irão receber troféu e uma bolsa integral para o MBA EAD em Educação Empreendedora 5.0 da Escola Superior de Empreendedorismo. A premiação é realizada pela quarta vez no Paraná e inspirou a realização da etapa a nível nacional que promove, em 2022, a segunda edição.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Uia!!!