Santo Antônio da PlatinaSaúde

Dados mostram descontrole da Covid-19 em Santo Antônio da Platina

Município tem números assustadores de casos ativos e óbitos não param de crescer 

Da Redação 


Santo Antônio da Platina vive dias de um total descontrole da Covid-19. Os números são assustadores: centenas de casos ativos e óbitos seguidos, inclusive com registros diários nesta semana, por exemplo.

Nos últimos três dias foram seis mortes causadas pela Covid-19, em um total de 125 óbitos desde que a pandemia teve início – os maiores números globais de toda a região.

Somente em junho foram quase mil novos casos de Covid-19 diagnosticados pela secretaria municipal de Saúde e, se o avanço do vírus se mantiver, o mês terá números recordes de casos da doença em Santo Antônio da Platina.

Até a publicação do último boletim epidemiológico, com data de quinta-feira (17), o município registrava o total de 5.700 casos de Covid-19, com 446 casos ativos e 125 mortes causadas pelo vírus desde que a pandemia teve início. 

ERRO?

De acordo com um profissional da saúde ligado à 19ª Regional de Saúde que pediu para não ter o nome revelado, o protocolo adotado inicialmente pela prefeitura de Santo Antônio da Platina no diagnóstico de casos pode ter contribuído para este aumento de casos.

“Nos parece que havia um protocolo um pouco demorado para o diagnóstico dos casos em Santo Antônio. Houve reclamações sobre uma suposta demora no atendimento a casos suspeitos de Covid-19. Até mesmo os boletins do ano passado mostravam números com poucos casos, mas muitas mortes, o que indica que tem alguma coisa, no mínimo, controversa. Existe um percentual na relação casos/óbitos e de repente a gente percebia poucos casos e muitas mortes. Ninguém pode afirmar que houve erro, mas há indício de discrepância nos boletins sim”, aponta a fonte, que pediu anonimato para comentar o tema.

“É uma pandemia, uma situação que ninguém sabia exatamente como lidar e que ninguém podia prever que chegaríamos neste ponto. Repito: trabalhamos com números, e aparentemente os números divulgados por Santo Antônio davam um indicativo de poucos casos, só que essa não é a realidade que vemos hoje. Tanto que Santo Antônio da Platina vai ultrapassar Jacarezinho em número absoluto de casos nos próximos dias se essa tendência for mantida, além de já ter muito mais óbitos há bastante tempo, então será que houve um diagnóstico real dos casos positivados?”, questiona.

A reportagem tentou contato telefônico com a secretária municipal de Saúde de Santo Antônio da Platina, Gislaine Galvão, durante a tarde desta sexta-feira (18), mas até o fechamento desta matéria não houve retorno.  

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios