Paraná

Região tem crescimento tímido na geração de empregos em janeiro

Segundo dados do Ministério do Trabalho, 25 municípios que compõe a micro região tiveram, juntos, um saldo positivo de 52 postos de trabalho

Da Redação


Municípios que compõe a micro da região da Amunorpi (Associação dos Municípios do Norte Pioneiro) registraram, juntos, saldo positivo na geração de emprego referente ao mês de janeiro, de acordo com os números do Novo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) divulgados nesta semana.

Os dados, fornecidos pelo Ministério do Trabalho e disponíveis para toda a população, mostram que, regionalmente, houve um saldo de 52 postos de trabalho – ou seja, o número de pessoas contratadas menos o número de trabalhadores demitidos, sempre levando em conta empregos com registro em carteira, durante o mês de janeiro deste ano.

Os números de janeiro ainda contrastam com os dados referente a dezembro do ano passado, quando a somatória dos dados dos 25 municípios da micro região mostrou uma queda de 236 trabalhos formais – o pior saldo de 2021 e um dos piores nos últimos anos.

Voltando a janeiro, os dados do Novo Caged também mostram certa estabilidade na economia neste início de ano, já que em nenhum município houve uma queda das mais expressivas na geração de empregos.

Foram 13 municípios com saldo positivo na geração de emprego: Andirá, Cambará, Conselheiro Mairinck, Jacarezinho, Japira, Pinhalão, Ribeirão Claro, Salto do Itararé, Santana do Itararé, Santo Antônio da Platina, Tomazina e Wenceslau Braz.

Nos municípios de Abatiá, Barra do Jacaré, Carlópolis, Figueira, Guapirama, Ibaiti, Joaquim Távora, Jundiaí do Sul, Ribeirão do Pinhal e Siqueira Campos começaram o ano com saldo negativo.
Já em Jaboti e Quatiguá houve exatamente o mesmo número de contratações e demissões em janeiro, resultando, portanto, em saldo zero. (Tabela mostra o saldo de cada um dos 25 municípios da região).

ESTADO
O Paraná fechou janeiro com a abertura de 18.351 vagas de emprego com carteira assinada, terceiro melhor resultado do País para o mês. O saldo positivo em janeiro se refere à diferença entre 140.945 admissões e dos 122.594 desligamentos.

MUNICÍPIOSALDO JANEIRO
Abatiá-02
Andirá03
Barra do Jacaré-11
Cambará03
Carlópolis-08
Conselheiro Mairinck05
Figueira-02
Guapirama-01
Ibaiti-20
Jaboti00
Jacarezinho11
Japira01
Joaquim Távora-16
Jundiaí do Sul-07
Pinhalão10
Quatiguá00
Ribeirão Claro10
Ribeirão do Pinhal-10
Salto do Itararé06
Santana do Itararé08
Santo Antônio da Platina73
São José da Boa Vista01
Siqueira Campos-31
Tomazina02
Wenceslau Braz27

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Uia!!!