Cambara

Conselho Municipal do Trabalho realiza a primeira reunião de 2022

Graça Maria

O COMTER – Conselho Municipal de Trabalho e Renda de Cambará, reuniu-se nesta quinta-feira, 03 de março, pela primeira vez neste ano de 2022 na Agência do Trabalhador – SINE. Os itens principais da pauta do dia, foram as qualificações profissionais que estão ocorrendo no município e ações em parceria com o Tiro de Guerra de Cambará – TG – 05-001.

O COMTER foi criado através da Lei Municipal N°. 1.854 de 21 de dezembro de 2020, e iniciou seus trabalhos em 2021. Desde então tem sido um órgão muito importante para o município, ao cumprir o seu papel de acompanhar e fiscalizar a Política Municipal do Trabalho, Emprego e Renda, propondo as medidas necessárias para o desenvolvimento e gestão do sistema público de emprego.

Participaram do encontro, a conselheira Kamila Chimini representando o empregador, Angélica Cristina Cordeiro Moreira, diretora do Departamento de Indústria, Comércio e Inovação da Prefeitura e presidente do COMTER, a secretária municipal da Assistência Social Ana Paula Moro Rafael e vice-presidente do órgão, Cynthia Mafra Ribeiro, secretária executiva do Conselho e gerente da Agência do Trabalhador de Cambará, e o novo subtenente do Tiro de Guerra 05-001, Fabrício André Zanetti como convidado.

Na oportunidade foi listado o número de qualificações profissionais disponibilizadas gratuitamente para a população por meio de convênio do SENAI e a Prefeitura, um investimento realizado com recursos próprios do município com o objetivo de qualificar mão de obra para as empresas locais. Todo o planejamento das qualificações foi discutido no ano passado pelo Conselho e desde então em cada reunião é apresentada atas com o resultado dos cursos finalizados, com verificação do aproveitamento dos alunos e o percentual de evasão (desistência) dos mesmos.

A segunda matéria tratada pelo grupo foi uma demanda externa e considerada oportuna, trazida pelo o novo responsável do TG 05-001, subtenente Fabrício André Zanetti. Ele propôs parceria para a construção de um programa municipal que incentive, estimule e dê condição de ingresso ao emprego para os jovens que servem no Tiro de Guerra no município.

A ideia foi acolhida pelos membros do Conselho e várias ações foram propostas para a execução de um programa que vise o apoio a estes jovens que estão sendo acompanhados pelo órgão militar. A primeira ação será a realização de um diagnóstico dos alunos da turma do TG de 2022, com o intuito de apurar aqueles que ainda não estão colocados no mercado de trabalho (quantos estão estudando, o que estão cursando, ensino regular, técnico, superior e qual a área).

Após o diagnóstico será realizado um evento de acolhida a estes jovens, apresentando as oportunidades de qualificação para os que ainda não estão ingressados em cursos, e para os que já estão cursando alguma capacitação específica. Com o auxílio do Conselho haverá a apresentação curricular destes ao mercado de trabalho, encaminhamento para programas de estágios disponíveis, e para as vagas de acordo com o perfil do aluno.

Além dessa primeira ação definida, existe a ideia de estruturar um programa de incentivo ao atirador, para o ingresso em qualificação e emprego, para que possa ser legitimado por lei, e se torne contínuo no município.

Nas considerações finais, as conselheiras do COMTER observaram que o TG 05-001 é um órgão de suma importância para Cambará, uma vez que além de permitir o cumprimento da Lei de Serviço Militar na cidade, também oferece ao jovem a experiência de receber ensinamentos morais e cívicos valiosos, bem como o bom encaminhamento do seu futuro como cidadão

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Uia!!!