Geral

Confiança dos comerciantes paranaenses cai 1,1% em março

Aumento nos custos logísticos e guerra na Ucrânia impactam principalmente as empresas de maior porte

Assessoria Sebrae

A confiança dos comerciantes paranaenses recuou novamente em março. Registrando 121,6 pontos e redução mensal de 1,1%, essa é a terceira queda do Índice de Confiança do Empresário do Comércio do Paraná (ICEC), aferido pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR).

Os dados paranaenses refletem a tendência nacional, que recuou 1,3% de fevereiro para março e encerrou o primeiro trimestre de 2022 com queda acumulada de 1,12%.

Os principais pontos de restrição do empresário do estado são os investimentos (IIEC), com baixa de 3,4%, e sua avaliação sobre as condições atuais do comércio (ICAEC), que apresentou diminuição de 1,8%. Apesar disso, o Índice de Expectativa do Empresário do Comércio (IEEC) aumentou 1,1% sobre o mês passado.

O enfraquecimento do otimismo ocorre principalmente entre as empresas de maior porte, que estão sendo mais impactadas pelo aumento no preço dos combustíveis e problemas logísticos derivados da guerra na Ucrânia, como a falta de matérias-primas, e a instabilidade no cenário mundial de importações e exportações.

Entre as empresas com mais de 50 funcionários, o ICEC caiu 5,3% em março na comparação com fevereiro. Além de uma piora considerável da avaliação destes empresários sobre o momento atual (-4,6%), principalmente com relação às Condições Atuais das Empresas Comerciais (CAEC), com redução de 8,6%, e o Índice de Investimento do Empresário do Comércio (IIEC), que baixou 10,1% em apenas um mês, sobretudo no nível de investimento, com retração de 13,7%, além de queda de 9,7% nos estoques de mercadorias.

Entre as micro e pequenas empresas o indicador geral ICEC baixou 1% na variação mensal, sobretudo pela redução no Índice de Investimento do Empresário do Comércio (IIEC), que caiu 3,3%.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Uia!!!