Capa

Comitê gestor da Agência de Inovação da UENP define estrutura administrativa

A UENP realizou no fim da semana passada a 1ª Reunião do Comitê Gestor da Agência de Desenvolvimento Regional Sustentável e de Inovação (Ageuni). O grupo, criado em março e que se reunirá bimestralmente, será responsável por analisar propostas de parcerias entre a universidade e empresas da região.

Comitê Gestor Regional da AGEUNI conta com a representação de diversas entidades

AEN

A Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) realizou no fim da semana passada a 1ª Reunião do Comitê Gestor da Agência de Desenvolvimento Regional Sustentável e de Inovação (Ageuni). O evento ocorreu no Gabinete da Reitoria e contou com a participação de representantes de diversas entidades do Norte Pioneiro. O grupo, criado em março e que se reunirá bimestralmente, será responsável por analisar propostas de parcerias entre a universidade e empresas da região.

Durante a reunião, foram apresentados o regimento do comitê, a estrutura física e administrativa da Ageuni. Conforme a diretora da Agência de Inovação Tecnológica, Mayra Gallo, a instituição do comitê regional é o passo inicial para garantir o funcionamento da Ageuni no Norte do Paraná. “Nosso papel será fundamental dentro do programa, pois é o comitê regional que receberá as demandas para os programas dentro dos editais da Agência e selecionará as que poderão ser firmadas junto às universidades do Estado do Paraná”, destacou.

Mayra acentua que é necessária a promoção de uma cultura por meio da qual os empresários, associações, cooperativas e organizações não-governamentais compreendam a importância de buscar parcerias com as universidades, o que não ocorre atualmente. “Por meio da Ageuni, é possível que a universidade faça uma busca ativa das demandas dos empreendedores, e entreguemos as soluções que eles buscam, pensando no desenvolvimento não só da nossa região, mas de todo o Estado”, apontou.

Para o reitor da UENP, Fábio Antonio Néia Martini, a criação do comitê é um grande passo no que diz respeito à inovação tecnológica. “A consolidação desse comitê é muito importante, é a forma de mudarmos o Norte Pioneiro. A importância desse comitê é, principalmente, fortalecer, implementar e estimular a inovação e, através de discussões e propostas, desenvolver pesquisas, projetos e produtos que venham a alavancar o desenvolvimento regional”, disse.

AGEUNI – O programa Agências de Desenvolvimento Regional Sustentável e de Inovação (Ageuni), da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, foi criado para execução dos mecanismos de integração entre universidade, empresa, governo e sociedade. A Ageuni atua em quatro eixos: parceria universidade – empresas; inovação e apoio para microempreendedor individual, micro e pequenas empresas, cooperativas, associações e empreendimento solidários; universidade empreendedora; e universidade e desenvolvimento regional sustentável.

Todas as sete universidades estaduais contam com estruturas similares e comitês já formados para aproximar a produção acadêmica de demandas regionais e estaduais.

PRESENÇAS – Também participaram da reunião Naira Giselle Pizzatti, da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep); Marcos Minghini Coelho Loureiro, da Federação da Agricultura do Estado do Paraná (Faep); Luís Antônio Dias, da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio); Anderson José Kakol, do Sindicato e Organização das Cooperativas do Paraná (Ocepar); William Rodrigo Scapini Teodoro, da Federação das Empresas de Transporte de Cargas do Estado do Paraná (Fetranspar); e Flávio Zanrosso, prefeito de Tomazina e representante da Associação dos Municípios do Paraná (AMP).

Botão Voltar ao topo