Cadernos

Cisnorpi garante atendimento com especialistas a milhares de pacientes

São oferecidos 19 especialidades médicas, com consultas, exames e cirurgias, em um cenário de 450 mil procedimentos a serem realizados somente neste ano

Da Redação

Todos os dias, de segunda a sexta-feira, diversos ônibus e carros de secretarias municipais de Saúde partem de 22 municípios da região com o mesmo destino: o Cisnorpi (Consórcio Intermunicipal de Saúde do Norte Pioneiro), em Jacarezinho. A meta é proporcionar o atendimento em especialidades médicas – serviços esses que as prefeituras, por si só, muito dificilmente teriam condições de oferecer aos pacientes.

Com o Cisnorpi, os moradores que precisam de diferentes tipos de atendimentos conseguem consultas, exames e até cirurgias, de forma gratuita e na maioria das vezes sem precisar ir até outros centros maiores para ter acesso aos tratamentos.

Para se ter uma ideia do alcance da atuação do consórcio, neste ano, mesmo com todas as restrições impostas pela pandemia, o Cisnorpi realizou quase 250 mil atendimentos até agora, entre procedimentos clínicos, cirúrgicos, consultas especializadas e exames em geral.

De acordo com o presidente do Cisnorpi e prefeito de Jacarezinho, Marcelo Palhares, o consórcio desenvolve um papel fundamental para a saúde pública do Norte Pioneiro. “Hoje o Cisnorpi desenvolve um trabalho que é essencial. Representa um desafogo para as prefeituras, que conseguem atender a demanda de atendimentos via consórcio, e principalmente representa a garantia de um tratamento médico adequado para milhares de pacientes”, avalia.

“Como lidamos com o bem mais precioso das pessoas, que é a saúde, e atendemos uma parcela muito significativa da população regional, digo sem medo de exagerar que o Cisnorpi é um dos principais serviços prestados à comunidade do Norte Pioneiro”, completa o presidente.

Para o diretor geral, Tony Palhares, o fortalecimento do consórcio se reflete em uma saúde pública mais abrangente a toda a região. “Nosso objetivo é buscar cada vez mais um consórcio fortalecido, sempre buscando ampliar e aprimorar os serviços prestados à comunidade do Norte Pioneiro. E quem ganha somos nós, os moradores da região, que temos cada vez mais serviços e especialidades disponíveis”.

ATUAÇÃO

O Cisnorpi hoje conta com mais de 100 prestadores de serviços credenciados em 19 especialidades médicas: angiologia, cardiologia, dermatologia, endocrinologia, gastroenterologia, ginecologia, hansenologia, infectologia, urologia, otorrino, pediatra, pneumologia, psiquiatria, mastologia, nefrologia, ortopedia, neurologia, reumatologia e hematologia, além odontologia, órtese e prótese.

O consórcio ainda oferece serviços de apoio nas áreas de nutrição, psicologia, fonoaudiologia, manutenção de aparelho auditivo, farmácia, assistência social, DST/Aids e fisioterapia. Já a realização de exames próprios acontece nas áreas de audiometria, eletrocardiograma, eletroencefalograma, imitanciometria, radiografias simples, ultrassonografias com doppler, cardiotocografia anteparto, exames laboratoriais (HIV, hepatite, chagas, teste rápido dengue) e C4 carga viral.

O Cisnorpi também conta com serviços apoio terceirizados para a realização de dezenas de exames, em diferentes laboratórios credenciados. Não à toa, em 2020, por exemplo, foram realizados quase 350 mil procedimentos, de forma geral. A previsão é que até o fim deste ano estes números cheguem à casa dos 450 mil procedimentos.

O Cisnorpi foi fundado em 1994 justamente pela necessidade de ampliação da atuação do SUS (Sistema Único de Saúde) na região, composta por municípios de pequeno porte e, consequentemente, sem capacidade financeira de oferecer aos moradores um maior número de atendimentos com médicos especialistas.

Com o consórcio, onde municípios e governo do Estado fazem repasses regulares, a população dos municípios passou a contar com um número muito superior de serviços médicos na própria região. Agora, próxima de chegar a três décadas de existência, o Cisnorpi, vive a expectativa de dar seu maior salto de qualidade com a construção do novo Ambulatório Médico de Especialidades (AME).

Ambulatório Médico ampliará capacidade de atendimento

R$ 18 milhões, em um dos maiores investimentos em saúde pública de toda a história do Norte Pioneiro, serão os recursos responsáveis pela construção do novo Ambulatório Médico de Especialidades (AME), que abrigará o Cisnorpi e ainda possibilitará a ampliação das especialidades oferecidas e do número de procedimentos realizados.

Apenas em consultas médicas, a previsão é que sejam realizadas mais de 10 mil por mês com a nova estrutura – número este que é maior que o dobro das consultas disponibilizadas hoje aos pacientes da região.

Também estão previstos atendimentos de outros profissionais em saúde, como assistente social, enfermeiro, nutricionista, farmacêutico, psicólogo, terapeuta ocupacional, educador físico, fonoaudióloga, fisioterapeuta e dentista.

A obra é agora licitada pelo governo do Estado e deve começar a ser construída ainda em 2021. Serão quase 4 mil m² de área construída, em um projeto para acomodar com conforto e segurança as equipes que atuam no Cisnorpi e os pacientes.

O AME será construído no centro de Jacarezinho, com recursos do governo do Estado e terreno cedido pela prefeitura do município.

Para gerenciar a estrutura do AME (deste e de todos os outros a serem construídos no Estado), a secretaria estadual de Saúde criou o Programa Estadual de Qualificação dos Consórcios intermunicipais (QualiCis). Trata-se de um programa estratégico que tem foco na regionalização dos serviços e no apoio aos municípios na oferta de consultas e exames especializados.

Desta forma, o programa visa consolidar o AME como um Ponto de Atenção Secundário Ambulatorial da Rede de Atenção à Saúde nas Linhas de Cuidado e especialidades prioritárias para o Estado, que são as atuações voltadas às gestantes, crianças, pessoa com hipertensão arterial sistêmica (HAS), pessoa com diabetes mellitus (DM), pessoa idosa e saúde mental.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo
%d blogueiros gostam disto:

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios