Economia

Sanepar: tarifa de água no Paraná vai subir 2,95% a partir de 17 de maio

Índice será menor do que a inflação registrada no período de referência (janeiro a dezembro de 2023), que foi de 4,62%

Redação Bem Paraná com assessoria

Em reunião realizada nesta terça-feira (9), o Conselho Diretor da Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados do Paraná (Agepar) homologou a nova tarifa do serviço de saneamento básico, que entra em vigor no dia 17 de maio. A partir desta data, portanto, os valores cobrados pelo serviço prestado pela Sanepar em todo o Estado terão um acréscimo de 2,95%, índice menor do que a inflação registrada no período de referência (janeiro a dezembro de 2023), que foi de 4,62%

Cálculo

O reajuste anual foi calculado com base em metodologia aprovada pelo Conselho Diretor da Agepar, que permite uma evolução de preços mais próxima à inflação. Neste ano, porém, o aumento foi inferior à inflação registrada no período devido ao impacto da redução do preço da energia elétrica aplicada à Concessionária.

Sobre Agepar

A Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados do Paraná (Agepar) é uma autarquia em regime especial, criada para exercer a regulação, fiscalização e normatização dos serviços públicos operados por outras empresas, públicas ou privadas, visando assegurar a eficiência, qualidade e regularidade de sua prestação. Atualmente, é responsável pela regulação e fiscalização dos serviços de transporte coletivo intermunicipal de passageiros; transporte de passageiros da Região Metropolitana de Curitiba; travessias marítimas, fluviais e lacustres; saneamento básico; distribuição de gás canalizado; e serviços públicos na área de trânsito (pátios veiculares). Com a aprovação da Lei Complementar 222/2020, a Agepar também está apta a receber novas atribuições, incluindo entre suas competências outros serviços públicos delegados incluídos na Lei de Concessões ou leis específicas.

Botão Voltar ao topo