Cadernos

Cambará sedia encontro de agentes de endemias

Município é o único da região que já possui equipamento recomendado no combate ao mosquito causador da dengue

Por Graça Maria.

Agentes de Endemias que atuam nos 22 municípios jurisdicionados à 19ª Regional de Saúde/Jacarezinho, participaram nesta sexta-feira, 03 de dezembro, em Cambará, de “Capacitação Técnica no Uso de Bomba Costal Motorizada”, além do encontro regional desses profissionais.

A capacitação técnica foi realizada no Cemitério Municipal e o encontro no Espaço Cultural Nilza Furlan. De acordo com a coordenadora do programa de endemias municipal, Leise Ferraz, a capacitação técnica se deu no município, por ser Cambará a única cidade na região que possui o tipo de bomba costal motorizada que passou a ser recomendada pela SESA – Secretaria Estadual da Saúde do Paraná aos municípios do estado. O equipamento foi adquirido pela Prefeitura, no primeiro semestre deste ano.

O prefeito Neto Haggi e o secretário municipal da Saúde Francisco Peres, estiveram no Espaço Cultural saudando os profissionais de endemias dos 22 municípios. Neto considerou o evento muito importante, elogiou os treinamentos que tem sido oferecido aos profissionais, e agradeceu a 19ª Regional pelo apoio que sempre estendeu à Cambará na prevenção e combate ao mosquito Aedes Aegypti causador da Dengue, entre outras doenças, da mesma forma que aos demais municípios da região.

Estiveram na coordenação dos trabalhos do evento, José Antônio da Silva, chefe de Divisão da Vigilância Sanitária, Cristiane Breganholi, chefe de sessão da SVS – Secretaria de Vigilância em Saúde, Silvia Juliano, enfermeira da área de Epidemiologia da Atenção Primária, Edson Pereira coordenador de Endemias (FUNASA), Diulli Sabião, enfermeira da área de Epidemiologia e Marco Antônio Batista, técnico de aspersão da área de Epidemiologia.

O município de Cambará demonstrou através de vídeo, o trabalho que vem realizando na prevenção e combate ao Aedes Aegypti, e Santana do Itararé apresentou as ações que estão transformando o que era o Depósito de Lixo da cidade em Aterro Sanitário.

Ao final do Encontro, ocorreram falas de motivação ao trabalho dos agentes, momento de oração e confiança em Deus, e sorteio de brindes natalinos.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo
%d blogueiros gostam disto:

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios