Capa

Sicredi sorteia R$ 2,5 milhões em prêmios

Poupança é investimento mais popular entre brasileiros: com campanha de incentivo à modalidade

Sicredi promove modalidade que fortalece o hábito de poupar e gera benefícios coletivos; no cooperativismo de crédito, recursos captados se transformam em crédito que fomenta as atividades no campo e na cidade

Os valores captados pelas cooperativas do Sicredi se transformam em linhas de crédito comercial e rural, fortalecendo o desenvolvimento social e econômico regional
Créditos: divulgação

Imprensa Sicredi

A poupança é o investimento mais utilizado pelos brasileiros. De acordo com levantamento mais recente da Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (ANBIMA), 23% dos entrevistados utilizam a modalidade mais tradicional do país. Ainda de acordo com a pesquisa Raio-X do Investidor, publicada pela entidade, a poupança é a opção preferida entre entrevistados de todas as classes sociais sendo que 34% das pessoas das classes A e B têm aplicações na modalidade, 8% em Fundos de Investimentos e 5% têm ações em bolsa de valores. Na classe C, 23% dos entrevistados utilizam a poupança e somente 2% guardam recursos no Fundo de Investimentos. A praticidade, o baixo risco e a liquidez da poupança podem ajudar a explicar porque a modalidade de investimento continua tão popular.

Para a associada vencedora do sorteio especial de R$ 1 milhão, em 2022, a campanha foi um estímulo a mais ao hábito de poupar
Créditos: divulgação


A especialista em finanças e gerente de Desenvolvimento de Negócios da Central Sicredi PR/SP/RJ, Adriana Zandoná França, destaca que, para muitas famílias, a poupança ajuda a fortalecer importantes conceitos de educação financeira com o hábito de poupar recursos de forma simples, seja para a realização de um sonho ou para segurança em momentos de imprevisto. “Cada vez mais pessoas têm se interessado por investimentos e a poupança, pelas suas características é sempre atrativa, sobretudo para aquelas pessoas que pretendem iniciar a reserva financeira. Com a modalidade, os poupadores vão se descobrindo investidores e diversificando mais a carteira com o passar do tempo. A boa e velha poupança é positiva para quem está começando e para quem pretende desenvolver esse hábito”, afirma.
Sicredi fortalece educação financeira e incentiva hábito de poupar com campanha

Em 2022, o associado de Campo Bonito (PR) celebrou a conquista do prêmio de R$ 500 mil na campanha
Créditos: divulgação


Ciente da importância da agenda BC#, lançada pelo Banco Central do Brasil, que busca promover a educação financeira e a sustentabilidade econômica no país, o Sicredi fortalece o hábito de poupar, inclusive para diversificação de investimentos. Há mais de cinco anos, a primeira instituição financeira cooperativa do país realiza a promoção Poupança Premiada Sicredi nos estados do Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro. A campanha de incentivo faz 200 sorteios semanais de R$ 5 mil, além de um prêmio especial de R$ 500 mil, em outubro, celebrando o Dia Mundial da Poupança – e o grande sorteio final de R$ 1 milhão, em dezembro.
Ao todo, são 2,5 milhões em prêmios que estimulam ainda mais os associados a realizarem planejamento financeiro poupando recursos. Em Campo Bonito (PR), o associado do Sicredi Sandro Costa foi o grande ganhador do prêmio de R$ 500 mil da campanha realizada em 2022. “Creio que para cuidar do dinheiro temos que escolher um lugar em que a gente confia e onde as pessoas orientam você, explicam tudo que a gente precisa saber. Por isso, escolhi o Sicredi. Não imaginava ganhar esse prêmio, ele veio em uma hora especial na minha vida e vai me ajudar a concretizar meus sonhos e da minha família”, comentou ao receber o prêmio.
Em Ibaiti (PR), a associada contemplada com o grande prêmio de R$ 1 milhão, na edição de 2022 da promoção, também celebrou os resultados do hábito de investir na poupança. “Eu já trabalho com o Sicredi há anos. E um dia, um conhecido meu perguntou se eu sabia da Poupança Premiada. ‘Você deposita e concorre a prêmios’, ele disse. Depois disso, coloquei meu dinheiro na poupança porque ia começar a construir. Foi assim que entrei na promoção”, contou durante a entrega do prêmio.
Impacto positivo: poupança fomenta crédito
A poupança é também um investimento social e sustentável: ao poupar recursos no Sicredi, o associado, além de aumentar as suas economias, ajuda a fomentar o ciclo virtuoso gerado pelo cooperativismo de crédito. “Os valores captados pelas cooperativas do Sicredi se transformam em linhas de crédito comercial e rural, injetando recursos que ajudam a movimentar a economia local. No campo, esse recurso promove a concessão de crédito rural com taxas mais justas e acessíveis, especialmente para as linhas voltadas à agricultura familiar. Isso significa que a poupança possui benefícios individuais de educação financeira, reforço do planejamento das finanças, e também coletivos, porque gera renda e desenvolvimento social e econômico”, explica Adriana.
Sicredi registra recorde volume de recursos administrados
Em 2022, a instituição financeira cooperativa chegou a R$ 179 bilhões em recursos captados e administrados, uma alta de 39% em relação a 2021. Esse crescimento permitiu ao Sicredi chegar a uma carteira de crédito total da ordem de R$ 160 bilhões, beneficiando centenas de milhares de famílias, empresas e produtores rurais com crédito para alavancar negócios e sonhos.
Como participar da Poupança Premiada Sicredi
A cada R$ 100 aplicados na poupança do Sicredi é gerado automaticamente um número da sorte para o associado concorrer aos sorteios, que são realizados pela Loteria Federal. Não é necessário se cadastrar. Se as aplicações forem na modalidade programada (quando o poupador autoriza o débito mensal na conta), as chances de ganhar dobram. Para verificar os números da sorte de cada associado, nomes dos ganhadores, regulamento completo e outras informações, basta acessar o site da campanha.

Sobre o Sicredi
O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento de seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. Possui um modelo de gestão que valoriza a participação dos mais de 6,5 milhões de associados, que exercem o papel de donos do negócio. Com mais de 2.400 agências, o Sicredi está presente fisicamente em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal, disponibilizando mais de 300 produtos e serviços financeiros.
Site do Sicredi: www.sicredi.com.br
Redes Sociais: Facebook |Instagram | Twitter | LinkedIn | YouTube

Botão Voltar ao topo