Cambará homenageia Nelson Padovani

Tributo da comunidade cambaraense ao ex-deputado federal é o reconhecimento por tudo que ele fez à comunidade

Por Graça Maria
Fotos – Graça Maria e Ana Paula Spada.

O Espaço Cultural Nilza Furlan de Cambará, foi palco nesta sexta-feira, 18 de março, da homenagem ao ex-deputado federal Nelson Padovani, agraciado com o título de “Cidadão Honorário” pela Câmara Municipal, atendendo proposição do vereador João Mattar e acompanhada de forma unânime pelos demais vereadores.

Foi uma solenidade marcada por muita emoção tendo em vista que Nelson Padovani tem uma trajetória como político e empresário em que o município de Cambará está sempre presente.

Fizeram parte da mesa, o prefeito Neto Haggi, o vice-prefeito João Luiz Del Col, os vereadores Márcio Albertini (presidente do Legislativo), Marcos Roberto de Oliveira (Tetinha), Rogério Frutuoso (Rogerinho do Karatê), Walmir Joaquim, Karen Dadona, Geraldino Carvalho (Geraldinho do PHN), Junior Olivato e o proponente João Mattar.

Destaque também pelas presenças do deputado estadual Luiz Claudio Romanelli, o prefeito de Londrina Marcelo Belinati, Paulo Bala representando o Rotary Clube de Cambará, Rafael Moraes representando os presidentes de Partidos Políticos do município, José Saliba diretor da rádio Nativa/FM, o homenageado Nelson Padovani e seu filho Nelsinho Padovani.

Trajetória do homenageado
Nos discursos que se seguiram, João Mattar falou das muitas Emendas que o homenageado destinou à Cambará, e que ajudaram na promoção social da população; do loteamento instalado na cidade e que colaborou com o desenvolvimento local, mas destacou principalmente o lado humano de Padovani, que, como empresário da área imibiliare e de maquinas agrícolas, oferece mais de mil empregos, entre os quais para refugiados de outros países. O vereador elogiou o trabalho do prefeito Neto Haggi, reconhecendo os avanços que o município vem obtendo em sua administração, e conclamou a união do Legislativo e do Executivo visando o bem da cidade.

O prefeito Marcelo Belinati, que atuou como deputado federal no período de Padovani, também exaltou o lado humano do homenageado, e relatou que, ao tornar-se prefeito do município de Londrina, pode contar com o trabalho do então colega, que destinou recursos federais para a realização de vários mutirões na área da Saúde, como próteses dentárias, aparelhos auditivos e cirurgias para a população carente destes serviços. Falou ainda das muitas viagens realizadas como médico do SAMU pelos municípios do Norte Pioneiro, e a relação de carinho com Cambará, por ser sua esposa descendente de família do município.

O deputado Luiz Claudio Romanelli parabenizou a Câmara Municipal pela homenagem, lembrando que ele também já recebeu este título no município, o que demonstra que os cambaraenses sabem reconhecer aqueles que trabalham pelo desenvolvimento da cidade e o bem estar da população.

Nelsinho Padovani, filho do homenageado, falando em nome da família, agradeceu a honraria, observando que o título de “Cidadão Honorário” tem o significado de uma adoção oficial. Disse compreender hoje as ausências do pai em muitos momentos familiares, porque ele estava trabalhando por quem precisava de atenção das políticas públicas.

O prefeito Neto Haggi elogiou a Câmara Municipal pela concessão da cidadania a Nelson Padovani, um político, que na sua avaliação, soube construir sua história com muito trabalho e políticas públicas que ajudou a quem precisa delas, e também deu ênfase ao lado humano do homenageado.

Falando diretamente ao vereador João Mattar, agradeceu o reconhecimento feito à sua administração, afirmando que na política tem adversários, mas não inimigos, e, portanto, é grato a todos os vereadores que juntos com o executivo municipal estão pensando em fazer o melhor para a cidade e à sua população.

Após a entrega da placa de homenagem pelo vereador João Mattar ao homenageado, ele discursou. Padovani afirmou que de todas as emoções obtidas na vida parlamentar, as que ficaram gravadas foram aquelas em que pode ajudar pessoas doentes, as que obtiveram moradias populares através de seus projetos, as que foram beneficiadas com cadeiras de rodas motorizadas, as Emendas destinadas à compras de equipamentos para a Saúde, enfim, que seu objetivo foi cuidar das pessoas.

História
Nelson Padovani nasceu em Presidente Prudente (SP), filho caçula de Antonio e Claudia Padovani, irmão de Antonio Luiz, Celso, Vanda, Raul, Orlando, Orlanda e Alda.

A família mudou-se para Cascavel quando tinha nove anos de idade. Aos 12 anos já trabalhava de entregador de correspondências. Trabalhou em agências bancárias nos anos de 1960 e com 16 anos passou a trabalhar na Coletoria de Rendas do Estado, onde permaneceu até se casar em 1973, com Dirlei, filha do pioneiro Arlindo Carelli.

Junto com a família começava ali o grupo econômico que se expandiu, graças ao trabalho, dinamismo e dedicação. A partir dos anos de 1970 Padovani ajudou a desenvolver Cascavel, sendo um dos maiores loteadores locais e passou a atuar na revenda de máquinas agrícolas e prestação de assistência técnica criando a Metropolitana Tratores.

Através deste seguimento, ajudou na expansão da mecanização agrícola de toda a região oeste do Paraná. Hoje, o grupo que preside, está presente em trinta cidades com vendas e assistência de máquinas e equipamentos agrícolas além de loteamentos e a geração de mais de mil empregos.

Deputado federal por dois mandatos, destacou-se no Congresso Nacional, sendo reconhecido como o 15º mais bem avaliado pela Revista Veja, entre os 513 deputados federais do Brasil. Padovani, foi responsável por grandes avanços para Cascavel, como a destinação de recursos que modernizaram o Hospital Universitário já no seu primeiro ano de mandato, verbas para o aeroporto e posicionou-se firmemente na defesa da agricultura e dos agricultores, e setores da educação.

Também prestigiaram a cerimônia de cidadania à Padovani, o ex-prefeito de Sertanópolis Tide Balzanelo, o vereador Wagner Calixto, de Andirá, os ex-vereadores Renato Rodrigues, Jair Eletricista, Gil dos Anjos, Tuta, Walcir Joaquim, Cleber Carulla, Cilso Enfermeiro, Airton Anabuki que atualmente é secretário municipal da Agricultura, Meio Ambiente e Turismo, Alex Shibata, de Andirá, secretários e diretores municipais da Prefeitura de Cambará e convidados.

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Uia!!!