Geral

Brasil ainda terá dois feriados prolongados em 2022; veja quando

Restando apenas dois feriados prolongados em 2022, confira as datas para se programar e realizar aquela viagem planejada.

Por Amanda Lôbo

Para quem pretendia utilizar 2022 para fazer viagens e descansar em finais de semana mais longos, o calendário deste ano não está facilitando muito. Com poucos feriados próximos aos finais de semana, 2022 terá só mais dois até o fim do ano. Saiba quando eles irão acontecer para se planejar.

O cenário do calendário de feriados 2022
No total, o calendário de feriados de 2022 conta com 14 datas, sendo 5 delas pontos facultativos, isto é, que não instituem folga obrigatória. Nesse caso, fica a cargo dos estabelecimentos comerciais, instituições públicas e empresas decidirem se irão considerar ou não a data como feriado.

A diferença deste ano para os dois últimos é que nos últimos dois anos era questão de segurança decretar o feriado, em virtude da pandemia, para prevenir aglomerações. Com as medidas sanitárias mais brandas e a redução dos casos de COVID-19, a tendência é que os pontos facultativos sejam considerados dias úteis.

Próximos feriados prolongados 2022
Mesmo que com poucas datas disponíveis você está se programando para viajar? A boa notícia é que ainda acontecerão dois feriados prolongados este ano, confira as datas para se organizar:

21 de abril, quinta-feira – Tiradentes: esse é o único feriado prolongado do primeiro semestre, então, quem estiver planejando viajar antes do segundo semestre, esta é uma boa oportunidade;
15 de novembro, terça-feira – Proclamação da República: já este é o único feriado prolongado do segundo semestre. Para quem não aproveitou o final de semana mais longo no primeiro semestre, essa é a oportunidade perfeita.
Pode ser que em alguns lugares esses feriados não sejam prolongados e, uma vez que não ocorrem nas segundas-feiras ou sextas-feiras, acabem interrompidos por um dia útil, impossibilitando os planos. Vale a pena consultar como será no seu trabalho para se programar sem surpresas.

E o restante dos feriados?
Além dos prolongados, 2022 ainda terá os seguintes feriados conforme o calendário oficial:

7 de setembro, quarta-feira – Independência do Brasil: comemora-se a proclamação da independência do Brasil com o famoso grito “Independência ou Morte”;
12 de outubro, quarta-feira – Nossa Senhora da Aparecida: ainda que este seja um feriado religioso, ele se estende para todo o território nacional e neste dia é também comemorado o Dia das Crianças;
02 de novembro, quarta-feira – Finados: um dia para estar mais recluso e refletir sobre as pessoas que já se foram, normalmente, este é um feriado sem muitas movimentações;
25 de dezembro, domingo – Natal: uma data para celebrar em família.
A lista é realmente pequena, mas ainda assim dá para anotar na agenda e se programar para, quem sabe, realizar pequenas viagens para cidades mais próximas ou aproveitar o tempo para descansar, desenvolver projetos pessoais e tirar os planos do papel.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Uia!!!