51 mil pessoas já tomaram a 1ª dose da vacina na região

Dados do governo do Estado mostram avanço da vacinação após mais uma etapa da imunização

 Da Redação 

Na região, 17% da população recebeu a primeira dose, e 9% a segunda dose

 51.263 moradores da região já receberam a primeira dose da vacina contra a Covid-19, segundo dados do vacinômetro do governo do Estado atualizado nesta segunda-feira (03) após uma remessa de mais de 8 mil vacinas ter sido repassada aos 22 municípios que compõe a área de atuação da 19ª Regional de Saúde. 

Levando em consideração que a população total estimada na soma dos habitantes destes 22 municípios é de 289.587 pessoas, então o percentual de moradores da região que recebeu a primeira dose do imunizante é de 17%. 

Já a segunda dose foi aplicada em 28.539 moradores da região, o que significa que 9% da população total regional tem o ciclo vacinal completo contra a Covid-19, estando, portanto, imunizada contra a doença.

 Até o momento Jacarezinho é o município da região que mais primeiras doses aplicou, com 8.078 pessoas vacinadas com a dose inicial da vacina contra a Covid-19. Já 4.804 pessoas receberam também a segunda dose.

Depois está Santo Antônio da Platina, onde 7.577 moradores receberam a primeira dose e, destes, 4.458 receberam também a segunda dose da vacina contra a Covid-19. 

Os dados, porém, especialmente a respeito da segunda dose, sofrem alterações diárias e importantes, uma vez que a dose final da vacina segue sendo aplicada mesmo sem que novas remessas cheguem à região.  

VACINA

Boa parte dos municípios já aplicou a totalidade da remessa que chegou à região no fim de semana. Composta majoritariamente pelo imunizante da Astrazênica, as vacinas foram, em sua maioria, destinadas à primeira dose do público com idade igual ou superior a 60 anos. 

 ESTADO

O Paraná aplicou, até o momento. 2.767.937 doses do imunizante, somando vacinas destinadas à primeira e à segunda dose. Os dados são igualmente do vacinômetro do governo do Estado. A primeira dose foi aplicada em 1.766.036 moradores do Paraná, enquanto 1.001.901 pessoas receberam a aplicação também da segunda dose.

Com a previsão de chegada de um novo lote de vacinas ao Estado (da Pfizer) para esta semana, deve-se ter início à imunização de pessoas com comorbidades, gestantes, puérperas e pessoas com deficiência permanente. Este lote também será destinado à continuidade da vacinação para profissionais da saúde, profissionais da segurança pública e salvamento, além das Forças Armadas.