Informação

INSS permite nova forma para aprovação do auxílio-doença. Veja o que fazer

O benefício concedido sem perícia tem a duração até 31 de dezembro de 2021 como autorizado pela nova lei durante pandemia.

Edital Concursos Brasil


Para que o auxílio-doença fosse concedido era necessário a realização de uma perícia médica para a constatação da incapacidade total ou temporária. Porém, por causa da pandemia da covid-19, o INSS não está cobrando mais o documento para a concessão do pagamento.

A medida tem como objetivo evitar a aglomeração de muitas pessoas nas Agências da Previdência Social espalhadas pelo país. O que significa que agora apenas é necessário anexar ao pedido de benefício um atestado médico comprovando a sua incapacidade ou deficiência.

Veja mais:

Todo o processo de requerimento do benefício será feito de forma online, diretamente na plataforma do Meu INSS. O benefício concedido desta forma tem a duração até 31 de dezembro de 2021 como autorizado pela Lei 14.131/21, ainda não é possível prorrogar o pagamento.

Como pedir o auxílio-doença sem perícia?

O processo para solicitar o auxílio-doença pode ser feito normalmente pela plataforma do Meu INSS anexando seu atestado médico. Entre na sua conta (crie uma, caso não tenha) e depois faça a solicitação para Auxílio Doença.

O site do Meu INSS ainda está sendo atualizado para receber os atestados médicos como forma de substituição da perícia médica, por isso a plataforma pode apresentar ocasionalmente alguns erros.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo