Projeto de construção de maltaria no Paraná tem previsão de investimento de R$ 1,5 bilhão

Da Assessoria


Iniciativa de cooperativas deve gerar mais de mil empregos na região dos Campos GeraisUma parceria entre cooperativas paranaenses deve levar à construção de uma maltaria na região dos Campos Gerais do estado, com previsão de inauguração para 2023. O anúncio do projeto foi feito nesta segunda-feira (05), pelas cooperativas Agrária (Guarapuava), Bom Jesus (Lapa), Coopagrícola (Ponta Grossa) e a Unium, marca institucional das indústrias das cooperativas Frísia, Castrolanda e Capal.  

Estima-se que, para realização da obra, aproximadamente R$ 1,5 bilhão devem ser investidos. Ainda sem um local exato para ser construída, a previsão é de que a fábrica tenha uma produção de cerca de 240 mil toneladas de malte anualmente, volume que hoje corresponde a 15% do mercado nacional.

Além disso, o empreendimento deve gerar mais de mil empregos diretos e indiretos. Liderado pela cooperativa Agrária, o projeto conta com a experiência de todas as marcas envolvidas, já que o cultivo da cevada já faz parte do escopo das cooperativas.

Sendo assim, o objetivo do novo negócio é fomentar ainda mais essa cultura, oferecendo suporte aos seus cooperados. Com isso, o potencial de plantio de cevada nos Campos Gerais poderá atingir 100 mil hectares por ano e beneficiar mais de 12 mil cooperados.

Sobre a Unium

Marca institucional das indústrias das cooperativas Frísia, Castrolanda e Capal, a Unium representa os projetos em que as cooperativas paranaenses atuam em parceria. Conta com três marcas de lácteos: Naturalle – com produtos livres de aditivos -, Colônia Holandesa e Colaso. No setor de grãos, a Unium tem a marca Herança Holandesa – farinha de trigo produzida em uma unidade totalmente adequada à ISO 22000, com elevados padrões de exigência.

Além disso, fazem parte dos negócios a Alegra, indústria de alimentos derivados da carne suína, e a Energik, usina de produção de energia sustentável, todas reconhecidas pela qualidade e excelência. Mais informações: http://unium.coop.br/