Região tem saldo de mais de 600 empregos gerados em fevereiro

Da Assessoria

Norte Pioneiro teve saldo positivo no último levantamento do Caged

20 municípios tiveram saldo positivo de postos de trabalho criados; destaque para Siqueira Campos, Jacarezinho e Wenceslau Braz Da Redação Os 25 municípios que compõe a Amunorpi (Associação dos Municípios do Norte Pioneiro) tiveram, juntos, um saldo de 610 vagas de emprego durante o mês de fevereiro, de acordo com dados do Novo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) divulgados nesta semana.

Mesmo em meio às dificuldades econômicas e restrições de determinadas atividades por conta da pandemia, a região viu o número de empregos formais, ou seja, com carteira assinada, ter um importante ganho em fevereiro.

Levando em conta todas as contratações e demissões realizadas no mês em todos os 25 municípios da região, o saldo positivo de 610 empregos mostra que a economia local tem conseguido não só manter como ampliar o número de postos de trabalho.

Para se ter ideia, 20 dos municípios da micro região tiveram números positivos no período em questão, com destaque para Siqueira Campos, com saldo de 141 postos de trabalho criados, Jacarezinho, com 103, e Wenceslau Braz, com 98.

Além deles, tiveram variação positiva na geração de emprego Abatiá (4), Andirá (36), Barra do Jacaré (4), Carlópolis (36), Figueira (4), Guapirama (15), Ibaiti (92), Jaboti (3), Joaquim Távora (45), Jundiaí do Sul (1), Quatiguá (23), Ribeirão Claro (9), Ribeirão do Pinhal (10), Salto do Itararé (8), Santana do Itararé (2) e São José da Boa Vista (12).

Os cinco municípios que tiveram mais demissões do que contratações em fevereiro foram Cambará (-36), Conselheiro Mairinck (-2), Japira (-6), Pinhalão (-1) e Tomazina (-2). 

ESTADO

O desempenho do Norte Pioneiro seguiu uma tendência de todo Paraná, que teve 85% dos municípios registrando saldo positivo na geração de vagas de emprego durante o mês de fevereiro.

Foram criados 41.616 postos de trabalho no período, o que fez do Paraná o Estado do Sul do Brasil com o melhor desempenho, além de ter o terceiro melhor desempenho em todo país, ficando atrás apenas de São Paulo e Minas Gerais.