Vereadores participam de reunião do Conselho de Desenvolvimento Rural

Conselheiros municipais apresentaram sugestões aos parlamentares

Cintia Bruno – Jacarezinho

Na manhã desta quinta-feira (25), foi realizada reunião do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável. Participaram os vereadores Betão da Curva (PSD) e Dorival de Souza – Val (PDT), evento que presidido pelo conselheiro Ivair Carlos Fabe e contou com a presença dos conselheiros Carlos Alberto Lopes, Márcio José de Andrade e Sebastião Ângelo.

Ao iniciar a discussão o presidente da entidade destacou que em 2020 o conselho realizou poucas reuniões, seguindo as recomendações de evitar aglomerações. Diante das dificuldades encontradas pelos produtores locais, o colegiado optou pela reunião presencial, com poucos membros, para debate de propostas a serem apresentadas à direção da Câmara de Vereadores. Também anunciou que está em reorganização o mandato dos conselheiros para a gestão 2021/2023.

Para a exposição do funcionamento da instituição, osconselheitos apresentaram as leis que norteiam o CMDRS, assim como o Plano Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável, o qual necessita de atualização – e lei do fomento rural.

Os membros do Conselho apresentaram algumas das demandas do colegiado e enfatizaram que o Legislativo é importante para construção de uma política mais fortalecida para a área rural em Jacarezinho.

Val e Betão se dispuseram a interceder pelo Conselho onde for possível para que a entidade, diante do cenário de isolamento social, viabilize saídas para que os produtores tenham condições dignas de comercializar a produção de suas propriedades.

“ Os vereadores irão sempre valorizar todas as demandas da área rural e buscar resolver os seus problemas, pois além de reconhecer a importância dos produtores para a economia do município, não podemos esquecer da luta por uma boa infraestrutura no campo”

Ao finalizar a reunião os participantes se comprometeram a trabalhar integrados para estabelecer uma gestão mais participativa, a qual priorizará o diálogo entre conselho e câmara de vereadores visando o desenvolvimento rural.