Região ultrapassa a marca de 380 óbitos por Covid-19

Santo Antônio da Platina, Ibaiti e Andirá lideram com maior taxa de letalidade

Da Redação

Santo Antônio da Platina registrou cinco óbitos nas últimas 72 horas
CRÉDITO: Antônio de Picolli

A região polarizada por Santo Antônio da Platina e Jacarezinho, no Norte Pioneiro do Paraná registrou 383 mortes pela Covid-19, desde o início da pandemia em 26 cidades. O levantamento realizado nesta segunda-feira, 22, pela Tribuna do Vale mostra uma média de 14 mortes por cidade.

Santo Antônio da Platina lidera com 48 óbitos, seguido por Ibaiti (46), Andirá (39), Wenceslau Braz (34), Cambará (19), Joaquim Távora (19), Ribeirão do Pinhal (18), Curiúva (17), Figueira (17), Siqueira Campos (17), Jacarezinho (15), São José da Boa Vista (14), Ribeirão Claro (13), Santana do Itararé (8), Pinhalão (7), Jundiaí do Sul (7), Carlópolis (7), Conselheiro Mairinck (6), Quatiguá (5), Japira (5), Salto do Itararé (5), Abatiá (5), Guapirama (4), Jaboti (3), Tomazina (3) e Barra do Jacaré (2).

Em Santo Antônio da Platina, o número de mortes por complicações da Covid-19 aumentou rapidamente nos últimos dias. Neste último final de semana, o município registrou cinco óbitos em apenas 72 horas.

Os números preocupantes levaram ao pronunciamento de unidades hospitalares nas redes sociais. A Santa Casa de Misericórdia de Jacarezinho, que atende pacientes da região, divulgou há uma semana que novos leitos de UTIs (Unidades de Terapia Intensiva) dependem de aporte financeiro. A diretoria da unidade hospitalar informa que está faltando adequação de espaço físico, contratação de médicos e profissionais de enfermagem, além da garantia de aporte de recursos financeiros.