Começa pavimentação do Contorno Sul

Projeto finalmente sai do papel após anos de espera; são 3 quilômetros que receberão asfalto com um investimento de cerca de R$ 12 milhões do governo do Estado 

Da Redação 

Equipes iniciam trabalhos no Contorno Sul, ligação entre a PR-092 e a PR-422

Teve início, finalmente, a pavimentação do Contorno Sul, em Wenceslau Braz, obra viária de grande importância regional e que dará acesso asfaltado entre a PR-092 e a PR-422. São três quilômetros de extensão e um investimento de quase R$ 12 milhões por parte do governo do Estado.

Nesta semana equipes da empreiteira que realizará a obra chegaram ao contorno. Medições são feitas e já é possível ver o maquinário trabalhando nas primeiras ações que antecedem a pavimentação do trecho.

As obras iniciam após décadas de espera e anos de atraso frente ao cronograma original do governo do Estado, que anunciou em audiência pública realizada com moradores de Wenceslau Braz o início da pavimentação para o primeiro semestre de 2019.

Vale citar ainda que a pavimentação deste trecho é “anunciada” desde o começo da década de 80, o que causa incerteza na população se o projeto será efetivamente executado – o que agora parece acontecer de forma irrevogável.

O objetivo da obra é tirar o intenso fluxo de veículos pesados do centro de Wenceslau Braz, que usam as vias centrais da cidade como rota na conversão entre a PR-092 e a PR-422, causando transtornos ao trânsito local. A pavimentação faz parte do Programa Estratégico de Infraestrutura e Logística de Transportes do Paraná. A intervenção terá 85% de financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), com aporte de 15% do Estado.

 PROJETO

O projeto prevê a implantação de uma pista simples pavimentada com acostamentos e duas interseções em nível nas extremidades. Uma ferrovia existente no local será transposta através de um viaduto com comprimento de 30 metros.

A obra do elevado é também uma reivindicação da prefeitura, que futuramente planeja utilizar a faixa de domínio da ferrovia como uma nova avenida, com inclusão de pista de caminhada e ciclovias.

Outra melhoria prevista é a implantação de uma rotatória na PR-422, com opções de fluxo sentido a cidade de Wenceslau Braz e ao Contorno Sul.