Lote com 4.890 doses da vacina contra Covid-19 chega à região

Imunizante será destinado a público com idade entre 75 a 79 anos 

Da Redação 


A 19ª Regional de Saúde, com sede em Jacarezinho, recebeu mais 4.890 doses da vacina contra a Covid-19, nesta quinta-feira (18). O lote será distribuído proporcionalmente entre 22 municípios da região.

Mais uma vez são doses do imunizante CoronaVac, produzido pela farmacêutica chinesa Sinovac em parceria com o Instituto Butantan, e destinados à imunização de idosos na faixa dos 75 aos 79 anos.

O lote é maior que os últimos recebidos pela 19ª Regional de Saúde e, desta forma, permitirá a imunização a um público um pouco mais amplo do que nos repasses anteriores.

Novamente as secretarias municipais de saúde fazem a retirada do imunizante na Regional de Saúde para o posterior preparo e aplicação das vacinas no público alvo, o que deve acontecer entre sexta-feira e sábado.

As vacinações seguem em formato drive-thru, com cada secretaria municipal de Saúde determinando os horários e locais da imunização, devendo haver o anúncio prévio à população.

Em todo o Estado são 129.200 doses distribuídas às 22 Regionais de Saúde. O lote corresponde à metade das doses encaminhadas pelo Ministério da Saúde ao Paraná na terça-feira (16).

A outra metade do novo lote, também composta por 129.200 doses, permanecerá armazenada no Cemepar para garantir a segunda aplicação. O direcionamento das farmacêuticas é de garantir um intervalo de 15 a 28 dias entre as aplicações para garantir a eficácia na imunização.