Caixa Tem libera saque antecipado do abono salarial e em breve auxílio emergencial

Aplicativo Caixa Tem permite o saque antecipado de benefícios como FGTS, Benefício Emergencial (BEm), abono salarial e auxílio emergencial.

Edital Concurso Brasil


A Caixa Econômica Federal lançou em 2020 o aplicativo Caixa Tem, criado para repassar benefícios de programas sociais. Além do auxílio emergencial, a plataforma também dá acesso ao abono salarial do PIS, Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) e Benefício Emergencial (BEm).

A poupança social digital permite a realização de diversos tipos de movimentação, como saques, transferências, Pix e pagamento de boletos. Outras grandes vantagens são o cartão de débito virtual e o QR Code, que possibilitam compras virtuais e presenciais em milhares de estabelecimentos.

Contudo, para sacar ou transferir os valores depositados pelo governo, o cidadão precisa esperar algum tempo. A maioria dos programas leva apenas algumas semanas para permitir a realização dessas operações, como no caso do auxílio emergencial e do abono PIS.

Mas se você precisa do dinheiro com urgência e não quer esperar até a liberação, existem algumas maneiras de antecipar o saque desses valores. Veja abaixo como fazer.

Transferência via boleto para conta digital

Uma das formas mais fáceis de sacar seu dinheiro antes da data é gerar um boleto para depósito em uma conta digital de instituições como Nubank, Banco Inter e PicPay. Basta emitir o boleto no aplicativo de uma dessas fintechs e pagar direto no Caixa Tem.

O valor máximo permitido para pagamentos no aplicativo é de R$ 600. O dinheiro pode levar até três dias úteis para cair na conta, depois é só sacar o valor em um caixa da rede Banco24Horas.

Cartão de débito virtual

Basta gerar um débito virtual no aplicativo do Caixa Tem, utilizar um aplicativo que permite transferências nessa modalidade e transferir o dinheiro sem pagar nada. Alguns exemplos de empresas que têm essa funcionalidade são: Banco Inter, C6 Bank, Santander, Sicredi, Banco do Brasil e GuiaBolso.

Compras com cartão de débito virtual

A terceira forma de usar o saldo antes da liberação dos saques é realizar compras com cartão de débito virtual ou QR Code. Vale destacar que o primeiro só pode ser usado em compras pela internet, e o segundo somente para pagamentos presenciais em maquininhas de cartão.

Essa não é uma forma de sacar o dinheiro, mas facilita muito a vida de quem precisa usar o saldo em compras e não pode esperar até a autorização dos saques e transferências pelo Caixa Tem.