Região recebe mais 1.880 doses da vacina contra Covid-19

Nova remessa será destinada a imunizar faixa etária de 80 a 84 anos 

Da Redação 

Equipes das secretarias de saúde fazem a retirada das doses na Regional de Saúde

O governo do Estado fez o repasse de mais 1.880 doses da vacina contra a Covid-19 para a 19ª Regional de Saúde, com sede em Jacarezinho. A nova remessa do imunizante chegou na manhã desta sexta-feira (05) e será dividida proporcionalmente entre 22 municípios da região.

Ainda na manhã de sexta já começou a distribuição das novas doses às secretarias municipais de Saúde, que fizeram a retirada da vacina na farmácia da 19ª Regional de Saúde para começar, na maioria dos casos, a partir de segunda-feira a imunização do público alvo.

Esta remessa é destinada ao público com idade entre 80 e 84 anos, seguindo o Plano Nacional de Imunização. Mais uma vez as vacinas distribuídas aos paranaenses são as produzidas pela farmacêutica chinesa Sinovac em parceria com o Instituto Butantan.

A segunda dose para o público desta faixa etária também já está garantida, devendo ser aplicada em um espaço de 15 a 28 dias. Uma parcela menor do repasse atual é destinada a trabalhadores da saúde.

De acordo com o chefe da 19ª Regional de Saúde, Tony Palhares, a expectativa é que novos lotes passem a chegar com maior regularidade a partir de agora. “O governo do Estado tem feito todos os esforços para garantir a imunização ao maior número de pessoas e a expectativa agora é que haja uma produção maior de vacinas e então tenhamos repasses mais frequentes”, pontua.

Em todo o Paraná são distribuídas desde quinta-feira 67.260 doses do imunizante, que equivalem a  45,8% da remessa de 146.800 encaminhadas pelo Ministério da Saúde. Outras 73.400 aplicações seguirão armazenadas no Centro de Medicamentos do Paraná (Cemepar), em Curitiba, para garantir a imunização por completo de quem receber a primeira dose A diferença, com 6.140 doses, está reservada para trabalhadores da saúde.