Cornélio Procópio registra mais duas mortes por Covid-19 e 85 novos casos positivados em apenas 48 horas

Número de óbitos subiu para 48 enquanto  os casos ativos bateram recorde, passando de 303 para 349

Ataíde Cuqui

Foto: Angélica: autuados começarão a responder judicialmente

Cornélio Procópio registrou, no começo desta segunda-feira (22), o maior número de pessoas contaminadas pelo novo Coronavírus desde março do ano passado. Foram 87 casos positivados apenas nas primeiras horas desta semana. Entre domingo e segunda-feira, mais dois óbitos foram registrados, elevando para 48 o número de pessoas que perderam a vida no município pelo efeito da doença.

Uma das vítimas era um homem de 89 anos que estava internado na Casa de Saúde Dr. João Lima, hospital de referência no município. A outra, também do sexo masculino, tinha 80 anos e morreu em Arapongas onde estava internado. De acordo com o Boletim Epidemiológico da Secretaria Municipal de Saúde (SM) divulgado no começa da tarde desta segunda-feira (22), o número de casos confirmados com a doença no município é de 2.532.

Mais rigor

A vice-prefeita Angélica Olchaneski, que na semana passada reassumiu a direção da Secretaria Municipal de Saúde, prevê uma semana com a tomada de medidas mais duras para fazer frente ao avanço da doença. “Será uma semana bem pesada e, com toda a certeza, estaremos tomando algumas medidas mais duras e insatisfatórias para algumas pessoas”, adiantou.

Ela disse que, no período da manhã, já havia se reunido com os funcionários dos departamentos de Vigilância Sanitária e Epidemiologia para discutir algumas medidas que serão tomadas no sentido de evitar um avanço ainda maior da doença. “Teremos novas reuniões para e deliberar, inclusive, sobre a elevação dos valores das multas aplicadas para quem desobedecer as medidas impostas. As pessoas que já foram autuadas, a partir de agora, começarão a responder judicialmente”, disse a secretária.

Situação da doença

O Boletim Epidemiológico da Secretaria Municipal de Saúde indica que os casos confirmados com a Covid-19 no município passaram de 2447, para 2.532. 09 pessoas encontram-se internadas no hospital de referência, 5 delas em UTIs e o restante em enfermaria. 171 casos seguem sob investigação e 340 pessoas recebendo tratamento domiciliar. Os casos ativos somam 349.