Norte Pioneiro cria 32 startups em um ano

Mapeamento aponta crescimento de 39% no setor, comparado a um estudo de 2019

Da Redação

Sistema Regional de Inovação (SRI) do Norte Pioneiro abrange cinco municípios
CRÉDITO: Divulgação

O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) elaborou um Mapeamento das Startups (modelo de negócio inovador) no Paraná 2020/2021 em parceria com o Sistema Regional de Inovação (SRI). O levantamento aponta que em apenas um ano, já foram criadas 32 startups no Norte Pioneiro. No ranking entre os municípios estão: Santo Antônio da Platina (7), Jacarezinho (6), Andirá (4), Bandeirantes (4), Cambará (3), Ribeirão Claro (2), Siqueira Campos (2), Abatiá (1), Ibaiti (1), Quatiguá (1) e Tomazina (1).

Entre as startups, as principais áreas de atuação são: agrotech (8), TI e educação (4), TI e gestão (4) e TI e saúde (4). Já as demais startups, apostam em áreas variadas, como comércio, construção civil, turismo, produtos, veterinária e alimentos.

Listagem de startups do Norte Pioneiro
CRÉDITO: Divulgação

A presidente da Associação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Norte Pioneiro, Angélica Cristina Cordeiro Moreira, detalha que das 32 startups, 16 estão na fase de ideação, oito seguem na fase de validação, quatro em operação, uma delas em processo de patente (registro de proteção intelectual) e outra startup está no processo de tração (crescimento).

O SRI, lançado em 2016, tem cinco municípios de atuação, Andirá, Cambará, Bandeirantes, Jacarezinho e Santo Antônio da Platina. E neste cenário, o Sebrae foi o grande precursor na região, onde pleiteou parcerias.

Angélica ressalta que várias startups surgiram dentro dos eventos do próprio Sebrae, sendo na maioria dos interessados, alunos do nível médio ou técnico. Muitos também foram incentivados pelo Instituto Federal do Paraná (IFPR), de Jacarezinho. “O SRI surgiu de uma união de esforços e agora já estamos vendo resultados expressivos na região”, comenta.

A presidente ainda destaca que a Feira GeniusCon, a maior Feira de Inovação e Tecnologia do Norte Pioneiro, tem sido uma vitrine de todo o trabalho realizado no Norte Pioneiro e pelo Sistema Regional de Inovação. “A GeniusCon é o berço dessas startups. O público pode acompanhar os projetos e daí saírem novas ideias”, finaliza.