Vacinas contra a Covid-19 continuam chegando na18ª Regional de Saúde

A remessa enviada pelo Estado neste domingo já está sendo distribuída aos municípios da região

Esforço do Governo do Estado para agilizar a distribuição

Ataíde Cuqui


As doses do segundo lote da vacina contra a Covid-19 que irão atender aos 21 municípios vinculados à 18ª Regional de Saúde chegaram no começo da tarde deste domingo (24).  Como na remessa anterior,  tão logo foram descarregadas na unidade, foram imediatamente colocadas à disposição dos municípios que vão aplica-las  de acordo com os grupos definidos para a imunização através de critérios definidos pelo Ministério da Saúde.

Segundo o chefe da Regional, médico-veterinário Cláudio Cordeiro, o lote desta vez chegou no Brasil e, em um tempo recorde, chegou à capital do estado por volta das 23 horas.  Até o final deste domingo, já deverá estar em todos os municípios da regional.

“Isto se deve à organização da equipe do governador Ratinho Júnior e do secretário estadual de Saúde, Beto Preto, fazendo com que a vacina chegasse rápido para todo o Estado”, disse o dirigente. Ao todo, chegaram 1.580 doses da variedade Oxford/AstraZenica.

De acordo com o dirigente da unidade, são vacinas diferentes do primeiro lote, o que deverá alcançar um número bem maior de municípios em relação à primeira remessa e também será aplicada em duas doses. “A primeira dose é feita agora e a segunda será num tempo mais prolongado, ou seja, em 12 semanas”,  explicou. Em principio, ele não soube informar quantas doses seriam destinadas para Cornélio Procópio.