Larissa Hoffmann é a primeira enfermeira bolsista da UENP a ser vacinada contra Covid-19

UENP

A enfermeira está colaborando atualmente com o Plano Municipal de Imunização de Jacarezinho.


A enfermeira Larissa Hoffmann foi a primeira bolsista do projeto Chamada 09 da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) a receber a vacina contra a Covid-19 nesta quarta-feira, 20 de janeiro. “Passa um filme na cabeça por tudo que vivenciamos nesse período. Foram dias exaustivos e ao mesmo tempo de superação, pois trabalhei na linha de frente na Unidade Sentinela e na UTI Covid em Santo Antônio da Platina. Perdemos pacientes, amigos e familiares, mas também comemoramos com pacientes curados. Enfim, foi muito gratificante receber a tão esperada vacina”, disse Larissa.

A enfermeira está colaborando atualmente com o Plano Municipal de Imunização de Jacarezinho. “Tenho orgulho de fazer parte da linha de frente com outros profissionais da saúde. Que eles possam sentir a mesma satisfação que eu. São milhares de profissionais que se mobilizam nesta campanha e cada um merece receber seu devido reconhecimento”, ressalta. A chamada n° 09/2020, da qual Larissa faz parte, consiste no desenvolvimento de projetos extensionistas voltados a ações de prevenção, cuidados e combate à Pandemia do novo Coronavírus.

Atualmente, a Chamada conta com 23 bolsistas, sendo 12 estudantes da área da saúde que atuam na Central de Informações, tirando dúvidas da comunidade sobre a doença, sequelas e vacinação, além de realizarem publicações nas redes sociais sobre a Covid-19. E 11 profissionais (3 psicólogos, 3 psicólogos teleatendimento, 3 enfermeiros, 1 profissional da Educação Física e 1 fisioterapeuta) que atuam nos três campi (Bandeirantes, Cornélio Procópio e Jacarezinho), com atendimento psicológico de funcionários, professores e comunidade externa; em atividades de reabilitação a pacientes recuperados do Coronavírus; e no desenvolvimento de uma pesquisa sobre as principais sequelas relatadas pelos pacientes da região, com a orientação de três professores da UENP, das áreas da Fisioterapia, Odontologia e Educação Física.

Desde o início, em março de 2020, 102 bolsistas selecionados pela UENP atuaram em 25 municípios do Norte Pioneiro. Dentre as principais frentes de trabalho realizadas no período, destaca-se a atuação em hospitais e Unidades Básicas de Saúde (UBS) da região; atendimento na Central de Informações em que foram realizadas orientações sobre a Covid-19, esclarecimentos de dúvidas e teleconsultas de enfermagem; atuação em barreiras sanitárias nas divisas rodoviárias da região; atendimentos junto à Polícia Científica, no Instituto Médico Legal (IML) de Jacarezinho; e publicações em redes sociais sobre prevenção, grupo de risco e orientações para profissionais da saúde.

A Chamada de Projetos n° 09/2020 é proveniente da Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Estado do Paraná (FA) em parceria com a Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI), a Secretaria de Estado da Saúde (SESA) e a Secretaria de Estado da Segurança Pública (SESP) com o apoio da Itaipu Binacional. Na UENP, as ações são coordenadas pela pró-reitora de Extensão e Cultura, Simone Castanho, em conjunto com o diretor de Extensão, Rui Gonçalves, e a professora do curso de Enfermagem, Natália Guerra.

Vacinação em Jacarezinho

Segundo a Prefeitura de Jacarezinho, foram recebidas nesta terça-feira, 19 de janeiro, 548 doses da Vacina contra a Covid-19. A primeira remessa foi destinada a profissionais da linha de frente do combate a pandemia e idosos internos do asilo local. Ainda não há uma data precisa para a chegada de novas remessas da vacina.