Cornélio Procópio chega a 34 mortes, com três registros em apenas 48 horas

Ataíde Cuqui


A Secretaria Municipal de Saúde de Cornélio Procópio (SMS) divulgou no começo da tarde de ontem (21) novo levantamento da situação da pandemia pelo novo Coronavírus no município. A partir de dados consolidados nas últimas 48 horas, mais três pessoas foram a óbito neste período o que corresponde praticamente a uma morte por Covid-19 a cada 16 horas.

O Boletim Epidemiológico da SMS mostra também substancial aumento no numero de casos confirmados com a doença. Somente nas 24 horas de quarta para quinta-feira, os registros pularam de 1.751 para 1.778, ou seja, 27 novos positivados somente neste curto período. Isto também mantém o hospital de referência no limite de sua capacidade, com 11 pacientes internados, 5 em UTIs e o restante em enfermaria.

A última vítima da doença foi sepultada na manhã desta quinta-feira, seguindo um protocolo que já virou rotina: sem o tradicional velório, caixão lacrado e ausência de familiares para as despedidas por conta do risco de contaminação “É muito difícil. Uma situação bem diferente do normal, onde temos que tomar muito cuidado, além de um momento de dor para todos”, relata Sebastião Luquini, administrador do cemitério.

Além dos números citados, o BE da Secretaria de Saúde mostra também que há 219 casos ativos no município, com 208 pessoas em tratamento domiciliar. 816 pessoas seguem em monitoramento, e 51 sob investigação. Os casos descartados totalizam 5.202. O ultimo boletim com os dados oficiais foi divulgado pouco depois do meio dia desta quinta-feira.