Vacinação inicia nesta quarta-feira no Norte Pioneiro, confirma Romanelli

As doses serão enviadas em dois lotes. O segundo será enviado em três semanas, respeitando o intervalo de aplicação entre as doses.

Da Assessoria

O deputado Luiz Claudio Romanelli (PSB) confirmou que a vacinação nas 43 cidades do Norte Pioneiro começa nesta quarta-feira, 20, pelos grupos prioritários. As regionais de saúde de Cornélio Procópio (18ª) e Jacarezinho (19ª) já receberam sete mil doses da vacina, necessárias para imunizar os profissionais que atuam na linha de frente do enfrentamento da covid-19, idosos que moram em abrigos e asilos e a população indígena.

“Finalmente, chegou o dia que todos esperávamos, quando vamos iniciar um ciclo histórico, dando fim a um período marcado por muitas perdas. Vamos vencer o coronavírus”, disse Romanelli.

Distribuição – Romanelli lembra que os deputados estaduais tiveram um papel importante no combate à pandemia, aprovando leis importantes e destinando R$ 100 milhões para a compra da vacina.

As regionais de Jacarezinho e Cornélio Procópio retiraram as sete mil doses destinadas ao Norte Pioneiro no aeroporto de Londrina. “As regionais estão encaminhando as doses aos municípios, conforme o cronograma do Plano Estadual de Vacinação”.

A estimativa é de que quatro milhões de doses da vacina sejam aplicadas em todo o Paraná, até maio deste ano. “Nesta primeira etapa, a vacinação deve começar nesta quarta-feira, conforme orientação aos prefeitos e secretários de saúde da região”, completa.

Vacinação — O Ministério da Saúde encaminhou ao Paraná 265.600 doses da vacina que serão aplicadas na população indígena (22.720) e nos profissionais de saúde que atuam diretamente na pandemia, idosos que vivem em asilos e seus cuidadores e pessoas com deficiência severa (242.880).

As doses serão enviadas em dois lotes. O segundo será enviado em três semanas, respeitando o intervalo de aplicação entre as doses. As vacinas estão armazenadas no Cemepar (Centro de Medicamentos do Paraná), que conta com ampla estrutura de freezers e câmaras frias.

De acordo com o plano estadual, após o primeiro grupo ser imunizado, serão vacinados os idosos com 80 anos ou mais, pessoas entre 75 e 79 anos e assim sucessivamente até aqueles que têm idade variando entre 60 e 64 anos.

A expectativa é vacinar todos os paranaenses acima de 18 anos ainda em 2021. Romanelli informa ainda que o Paraná reservou 1.850 salas de vacinação nos 399 municípios.

Norte Pioneiro — A Uenp (Universidade Estadual do Norte Pioneiro) é um dos locais cadastrados para instalação da sala de vacinação. A instituição mantém três campi, em Cornélio Procópio, Bandeirantes e Jacarezinho.

Mesmo com feriado em Jacarezinho nesta quarta-feira, dia de São Sebastião, padroeiro do município, a previsão é de que a vacinação comece a ser feita neste mesmo dia. A 19ª regional vai imunizar 2564 profissionais de saúde, 578 idosos que moram em abrigos ou asilos e 98 indígenas nos 22 municípios integrados à região. O posto de saúde central será um dos locais de vacinação, segundo confirmou o prefeito de Jacarezinho, Marcelo Palhares (PSD).

Em Santo Antônio da Platina, que integra a 19ª regional, os 87 internos do Asilo São Francisco de Assis serão os primeiros a serem vacinados. Depois serão imunizados os profissionais de saúde que trabalham na UTI e dos leitos semi-intensivos do Hospital Regional do Norte Pioneiro e também aqueles dedicados ao tratamento da doença no Hospital Nossa Senhora da Saúde e no Pronto Socorro Municipal.

Também em Cornélio Procópio a vacinação deve se iniciar esta semana. Em todos os 21 municípios que integram a 18ª regional, serão aplicadas 3.440 doses da vacina nos trabalhadores da saúde (2.164), em idosos (433) e em indígenas (843).