Prefeito de Ibaiti recebe o primeiro lote de vacinas contra o coronavírus

Da Assessoria

O prefeito de Ibaiti, Antonely Carvalho e o secretário de Saúde, Leandro Nogueira dos Reis, receberam na tarde desta terça-feira (19), na 19ª Regional de Saúde de Jacarezinho, as primeiras doses da vacina CoronaVac, disponibilizadas pelo Ministério da Saúde.

Estiveram presentes ao lado do prefeito, o secretário de Administração Guilherme Augusto de Oliveira Leite, a coordenadora de Vigilância Epidemiológica, Vanderleya da Silva Medeiros e as vacinadoras Juliane Noveli Gimenes e Alecsandra Moroz Mascarenhas. O município de Ibaiti foi o primeiro da região a retirar o lote de vacinas.

A CoronaVac é a primeira vacina contra a Covid-19 aprovada pela Anvisa para uso emergencial no Brasil. O imunizante, desenvolvido pelo Instituto Butantan de São Paulo, em parceria com a Sinovac, está sendo distribuído pelo governo do Paraná aos 399 municípios do Estado através das Regionais de Saúde.

São 375 doses entregues a Ibaiti neste primeiro lote. A primeira aplicação alcançará os profissionais que estão trabalhando na linha de frente nas unidades hospitalares de Ibaiti. São médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem que estão em contato direto com pacientes diagnosticados com Covid-19. O imunizante será aplicado em duas doses num intervalo de 15 dias.

A relação com nomes dos profissionais que participarão desta primeira etapa não foi elaborada pela Secretaria de Saúde de Ibaiti. Toda a relação com o nome e CPF do profissional foi elaborado diretamente pelo Ministério da Saúde através do Sistema de Informações do Plano Nacional de Imunizações – SI-PNI.

O prefeito comemorou a liberação da vacina e agradeceu ao secretário estadual da Saúde Beto Preto e ao Governador Ratinho Junior pelo empenho para chegada rápida das vacinas no Paraná.

Antonely, que é médico, afirmou ainda que todos os esforços serão empenhados para garantir ao município mais doses da vacina para que todos os grupos prioritários sejam vacinados o mais breve possível. “Estamos em contato permanente com o secretário de Saúde Beto Preto e reforço que, assim que mais doses da vacina foram disponibilizadas para nosso município, seguiremos a vacinação aos grupos prioritários definidos pelo Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde”, afirmou o prefeito.

Dr. Antonely também reforçou a importância de continuar com as medidas sanitárias para o enfrentamento ao coronavírus. “Peço a todos os cidadãos para que continuem respeitando as medidas de segurança. Continuem firmes na luta contra o coronavírus”, concluiu.