Enfermeira e médico são os primeiros vacinados em Cambará

Prefeito Neto e vice João Del Col, acompanharam ato que premiou a enfermeira Carolina Bittencourt e o médico Matheus Paladino

Por Graça Maria


Cambará iniciou na tarde desta terça-feira, 19 de janeiro, a vacinação contra a Covid 19 no município de Cambará. A primeira profissional da Saúde a ser imunizada foi a coordenadora do Comitê de Gerenciamento da Situação de Emergência em Saúde provocada pela Covid – 19, Carolina Di Creddo Bittencourt, seguida do médico Matheus Paladino, que atende na Unidade Sentinela. As vacinas foram aplicadas pela enfermeira Fernanda Serafim.

O transporte da vacina da cidade de Jacarezinho, sede da 19ª Regional da Saúde, até Cambará, feita pelo secretário municipal da Saúde Francisco dos Reis Peres, pela enfermeira Carolina Bittencourt, e pela servidora Leiva Pessoni, da Vigilância Sanitária, foi escoltado pela Polícia Militar.

De acordo com o secretário Francisco Peres, nessa primeira etapa 260 pessoas serão imunizadas no município de Cambará. (profissionais de Saúde da linha de Frente, idosos em instalações de longa permanência e os funcionários da instituição.

Em um pronunciamento emocionado, o prefeito Neto Haggi falou de sua expectativa pela chegada da vacina ao município. “Sentimento de gratidão. Sempre mantivemos a nossa fé em Deus. E agora é hora de agradecer a todos os profissionais que nunca mediram esforços para sempre estarem aqui na Unidade Sentinela cuidando da vida das outras pessoas. Hoje é um momento muito importante para Cambará, como está sendo para o Brasil e para o Paraná”, assinalou.

Neto ressaltou ainda que existe um critério técnico para a aplicação destas vacinas. “Conversando já com a Secretaria Estadual da Saúde, a Regional, e existe uma previsão dentro do Estado do Paraná, que até meados de julho nós poderemos estar com 46 a 47¨% da nossa população estadual imunizada com esta vacina. Estamos começando com os profissionais da Sentinela, os demais da área da Saúde, os idosos e profissionais no Asilo e daremos continuidade ao Plano de vacinação determinado pela Secretaria Estadual da Saúde”, informou.

Neto esclarece que o município vai seguir rigorosamente este plano, para que em breve também toda a população seja imunizada. “Deixamos aqui o nosso agradecimento ao governador Ratinho Junior, ao secretário Beto Preto, ao Tony Palhares da 19ª Regional, ao nosso secretario Francisco, ao João Luiz, e todas as pessoas que estão envolvidas neste comprometimento com a vida da nossa cidade, com a vida da nossa família chamada Cambará”, concluindo que “o dia de hoje é um momento nobre, um momento único na vida de todos nós”, afirmou o prefeito.
O vice-prefeito João Luiz Del Col, destacou a agilidade do governo estadual na entrega das vacinas aos municípios paranaenses.

O vice-prefeito João Luiz Del Col, destacou a agilidade do governo estadual na entrega das vacinas aos municípios paranaenses e os benefícios que isso proporciona à população de todo estado.