
CRÉDITO: ASSESSORIA
Da Redação
A obra pública paralisada há mais tempo em toda a região deve finalmente ter a retomada da construção. A Casa da Cultura de Siqueira Campos, há 20 anos, abandonada, está próxima de finalmente ver a conclusão do projeto.
A prefeitura do município anunciou recentemente a emissão da ordem de serviço para que o início das obras. O processo licitatório aconteceu no ano passado com o valor de R$ 274 mil, porém a finalização de todos os trâmites só aconteceu agora em 2021.
A realização da obra representa o atendimento a uma reivindicação muito antiga – e muito plausível – de toda a comunidade de Siqueira Campos. Isso porque a Casa da Cultura começou a ser construída no fim da década de 90 e em 2001 foi paralisada, devido a erros no projeto.
Desde então o local, que deveria ser um marco cultural para o município e também um dos principais espaços do segmento em toda a região, se tornou um problema social e de segurança pública, sendo utilizado frequentemente por usuários de drogas e abrigo para moradores de rua.
A Casa da Cultura deve oferecer um amplo auditório além da camarins e estrutura adequada para apresentações culturais, incluindo acústica. Entretanto, paredes externas e o telhado foram construídos, mas a obra parou pouco além disso.
Hoje grande parte do que já foi construído precisará ser reformado, além de haver a necessidade para adequações às atuais legislações de acessibilidade e segurança. Apesar do tempo de abandono, não há maiores danos estruturais na obra.
Com a ordem de serviço datada a 4 de janeiro, a estimativa é que a conclusão da Casa da Cultura tenha início nos próximos dias e seja concluída até o fim deste ano.