Cornélio Procópio

Amin Hannouche toma posse e será o único prefeito até agora a cumprir quatro mandatos

Solenidade foi de forma remota e seguiu estratégia de isolamento para evitar a disseminação da Covid-19

Ataíde Cuqui


O advogado Amin Jose Hannouche (PSD), 58 anos, foi empossado na manhã deste feriado, 1º de janeiro, no cargo de prefeito de Cornélio Procópio.  Registra um fato marcante na sua carreira política: o de ser o único político a administrar o seu município pela quarta vez. Também foram empossados a vice-prefeita, Angélica Olchaneski, e os onze vereadores eleitos no último pleito eleitoral. 

Seguindo a tradição, a cerimônia foi no primeiro dia do ano. Só que, desta vez, não teve público e foi realizada através de vídeo de conferência. Atendeu recomendação da Secretaria Estadual de Saúde (SESA) que estabeleceu o critério para as cerimônias de posse dos eleitos em 2020, no Estado do Paraná.

A medida está contida na da Portaria nº 028/20 e teve como base a Resolução nº 1488/2020, seguindo protocolo imposto pela pandemia. Amin vai conduzir mais uma vez os destinos do município  após um período eleitoral onde foi reeleito com 58,35% dos votos válidos, conseguindo 14.565 votos num dos pleitos mais atípicos da história. 

Sem propostas mirabolantes de campanha, assume o quarto período como chefe do Executivo Municipal com a tranquilidade de quem já conhece as carências da população e com o propósito firme em duas principais ações, como tem se manifestado: a conclusão das obras e funcionamento do Hospital Regional e a implantação no município do Curso de Medicina.

Carreira de sucesso

Amin José Hannouche é filho de Cornélio Procópio onde nasceu aos 16 de dezembro de 1962. Casado com a professora Mary Alcântara Hannouche, de saudosa memória, é pai de dois filhos: vereador reeleito Rafael Alcântara Hannouche e do acadêmico de medicina Thiago Alcântara Hannouche.

Formou-se em Direito, aos 22 anos, pela Universidade Estadual de Londrina e é pós-graduado em Metodologia do Ensino Superior,  pela Universidade Estadual do Norte do Paraná. Ao concluir a graduação, iniciou sua carreira como advogado e, em 2020, completou 35 anos como advogado.

Foi vice- presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, na subseção do norte do Paraná, durante quatro anos. Membro da Associação dos Advogados do Paraná foi Procurador Jurídico da Câmara Municipal de Cornélio Procópio durante seis anos.

Em 1995, iniciou sua carreira política quando foi eleito vereador. Eleito presidente da Câmara Municipal, em 1998, dirigiu o Legislativo até o ano de 2000. Em 2004 elegeu-se prefeito municipal para sua primeira gestão, sendo reeleito em 2008, 2017 e agora em 2020. 

Neste período, presidiu a Associação dos Municípios do Norte do Paraná (AMUNOP), por quatro mandatos, eleito agora para o quinto mandato. Também presidiu o Cisnop – Consórcio Intermunicipal de Saúde do Norte do Paraná – por dois anos.

Bancada favorável

Como nas gestões anteriores, Amin Hannouche terá um governo com ampla maioria na câmara. Dos treze vereadores eleitos, onze são de sua bancada, o que favorecerá amplamente o seu trabalho frente ao Executivo. A cerimônia também elegeu  Helvécio Badaró como presidente do Legislativo.  

Os vereadores empossados são: Rafael Alcântara Hannouche (PTB); Cristiano Leite Ribeiro (PSD); João Carlos dos Santos (PSB); Sebastião Angelino Ramos (PP); Carlos Marques Bonfim (PP); Helvécio Alves Badaró (PROS); Emerson Cardoso Celestino (PSB); Anderson Cristiano de Araújo (PP); Luiz Alberto Dib Canônico (PROS); Ana Paula Ferreira Chudzik (PTB); Saulo Aparecido Mendes (PSB); Odair Matias (Cidadania) e Fernando Vanuchi Peppes (MDB).

Deixe um Comentário