Governo de Ratinho Junior fecha o ano com aprovação de 77,2%

O governador do Paraná, Ratinho Junior
CRÉDITO: AEN

Curitiba – Das Agências


A aprovação do governador Ratinho Junior atingiu 77,2% neste mês de dezembro, ao final do segundo ano de mandato. A cada quatro paranaenses, três aprovam a gestão, segundo sondagem do Instituto Paraná Pesquisas, divulgada ontem (22). Houve crescimento de três pontos percentuais em relação ao estudo divulgado em julho, que apontou 74,2% de avaliação ótima e boa.

Um dos aspectos positivos apontados pelos paranaenses é a atuação em meio à pandemia do novo coronavírus. As decisões de Ratinho Junior são aprovadas por 71,4% das pessoas. Esse índice é a soma das avaliações ótimas e boas. O número cresceu 3,8 pontos percentuais em relação a julho, quando era 67,6%.

As pesquisas de julho e dezembro foram realizadas em meses com ação direta do governador para controlar a pandemia e mostram que o paranaense confia na transparência e no equilíbrio das decisões. Desde o começo da crise, em março, o Paraná tem o programa de testagem mais robusto do País, abriu mais de três mil leitos regionalizados e figura entre os estados com menor incidência de casos e mortes.

Em julho, para controlar o crescimento da epidemia, houve dois decretos específicos para sete regionais de Saúde, impactando 141 municípios. Em dezembro foi instituído um toque de recolher. Ambas as decisões levaram em conta o aumento no número de casos e foram realizadas em um contexto de ampla discussão com a sociedade civil.

ESTRATIFICAÇÃO

A pesquisa de dezembro mostra que o governador Ratinho Junior é bem avaliado em todas as faixas etárias, níveis de escolaridade, gêneros e localidades (Capital ou Interior). As maiores avaliações ocorreram entre paranaenses com nível Fundamental (80,8%), mais idosos (80,7%), mulheres (78,9%) e na Região Metropolitana de Curitiba (80,6%).

A atuação na crise também é bem avaliada em todos os segmentos, com destaque para população de 45 a 59 anos (74,2%) e 60 anos ou mais (73,3%), além da população economicamente ativa (71,5%).

PESQUISA DE DEZEMBRO

A pesquisa abrange habitantes de 16 anos ou mais de todas as regiões do Estado e foi realizada entre os dias 16 a 18 de dezembro. Foi utilizada uma amostra de 1.520 pessoas, estratificadas segundo gênero, faixa etária, grau de escolaridade e nível econômico. O trabalho atingiu 165 municípios. O nível de confiança é de 95% e margem estimada de erro é de aproximadamente 2,5% para os resultados gerais.